segunda-feira, 10 de junho de 2013

Artigo Padre Juarez: Inquisição: querem jogar a Igreja na fogueira

Decidi não ler mais os comentários que fazem nas notícias na internet, mas na semana passada traí o meu propósito e descobri uma pérola entre um deles. A notícia falava da Igreja Católica e, claro, o texto era ácido e cheio de críticas infundadas. Não raro, encontramos opiniões ferozes contra a Igreja, sempre com a mesma ladainha: a Inquisição. Ora, em 2 mil anos de história, a Igreja civilizou cidades, mudou a noção de justiça, inventou o método científico e desenvolveu a teologia. Além disso, criou as universidades, os hospitais e desenvolveu a genética. Então por que, ao se falar da Igreja, não se cita tudo isso? Por maldade e, se não for, por ignorância. Isso não quer dizer que a Inquisição não tenha sido uma mácula, mas não foi só para a Igreja, foi para a sociedade de então. Qualquer historiador sério sabe que a Igreja não  fez a Inquisição como se pinta por aí. A Igreja sempre teve um tribunal para julgar casos de heresia, com sanções que iam de advertência a prisão, mas não condenação à morte. Desafio qualquer um a me mostrar documentos que provem que a Igreja condenou alguém à morte por heresia. Todo mundo sabe que a Inquisição foi usada pelos reis e príncipes para atingir seus propósitos políticos. Foi isso que fizeram os reis e príncipes da Espanha, Fernando e Isabel, e outros que o sucederam, perpetrando a Inquisição mais violenta da história, a Inquisição espanhola. Ela não foi feita pela Igreja, e sim por esses reis malucos. Por isso é muito bom ler mais e com mais imparcialidade para, depois, tirar suas próprias conclusões.
Voltando àquele comentário da internet que chamei de pérola… Em um tempo que se usa a ciência para desqualificar a palavra de Deus e os conhecimentos técnicos para provar que a fé não é importante, vi algo escrito mais ou menos assim: “Podem falar o que quiser, mas quando a dor me visitou foi em Deus que encontrei conforto. Quando minha mãe ficou doente, foi em Deus que confiei. Quando quase ia perdendo minha família, foi a fé que me sustentou. Não foi um livro de ciências ou uma calculadora. Não foram as palavras de historiadores que me trouxeram a paz, mas sim a fé que recebi da Igreja. Eu sempre estive nas mãos de Deus e carregado por Jesus. Eu acredito em Deus e na sua Igreja porque experimento a sua presença e não porque me contaram numa aula de história. A Igreja me acompanha desde que nasci,  permanece comigo durante toda a minha vida, me sustentando, e vai comigo até o túmulo. Quem faria isso por mim?”. Acho que não preciso dizer mais nada!

Padre Juarez de Castro

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário