segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Artigo Padre Juarez: Vida expressa vivida na pressa e bem depressa

Fast-food, encomenda expressa, academia noturna, internet 4G… Por que corremos tanto?
Para onde vamos com essa pressa? Fico muito impressionado com tanta correria. O mais estranho nessa história é que quanto mais corremos, menos tempo temos e mais atrasados estamos. Já não comemos mais como devíamos, com vagar e com a família reunida. Tempo para os amigos ficou tão difícil que criaram um tal de “happy hour” para se encontrar e trocar ideias, mas essa hora feliz também é espremida entre o trabalho e o trânsito infernal que há de se pegar depois.
Com tanta falta de tempo foram criados artifícios: Facebook, WhatsApp, Instagram, Snapchat, Twitter – parece um dicionário de inglês, mas na verdade são aplicativos e redes sociais que de social não têm nada. Eles fazem as pessoas ficarem hipnotizadas na frente da tela do celular e acreditarem que estão se comunicando. Insisto em perguntar: por que correr tanto? A impressão que temos é que estamos sempre devendo algo para alguém ou perdendo o tempo.
A pressa teria sentido se fôssemos correndo para a nossa casa curtir a família. A correria seria justificável se fôssemos correndo para os braços da pessoa amada. Até poderia aceitar a pressa nos afazeres se, depois de tantos compromissos, fôssemos nos regatear num passeio no parque. Mas não. Corremos sem saber para onde e, depois de tanto correr, nos afundamos no sofá em frente à televisão e lá mesmo dormimos para depois começar toda correria novamente.
A grande verdade é que corremos sem rumo. Essa pressa é uma ficção que criamos para nos sentir mais importantes. Não é necessário! O que não se fez hoje, pode ser feito amanhã. Foi assim que Deus criou o mundo. Um pouco a cada dia. Onde está determinado que tudo tem que ser feito num dia só? A grande verdade é que essa correria do dia a dia não nos leva a nada, só nos causa a impressão de que estamos progredindo, mas afinal o que é progresso?
Seria perder-se num turbilhão de trabalho e ganhar muito dinheiro? Ou será que progresso verdadeiro não seria desfrutar o que a vida tem de bonito, com sua família e amigos, mesmo sem ter rios de dinheiro? Chega uma hora em que devemos colocar tudo na balança da nossa consciência e dar prioridade para o que realmente importa, pois a vida passa depressa. E passará ainda mais rápido se o nosso tempo for gasto correndo. Em vez de vivermos, nos tornaremos participantes de uma corrida insana.
Padre Juarez de Castro
Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário