quarta-feira, 4 de março de 2015

Água: Acordo histórico entre Jordânia e Israel

A Jordânia e Israel firmaram ontem (26/02;2015), na capital jordaniana Amã, um acordo para combater a escassez de água na região, por meio da transferência de água do Mar Vermelho para o Mar Morto.Segundo a agência de notícias jordaniana Petra, o acordo abrange a execução da primeira parte de uma carta de intenções assinada em dezembro de 2013, em Washington, entre representantes de Israel,da Jordânia e da Autoridade Palestina para tentar salvar o Mar Morto. O acordo foi assinado na presença de representantes dos Estados Unidos e do Banco Mundial.
O acordo prevê a construção de um sistema de bombeamento anual de 300 milhões de metros cúbicos (m³) de água do Mar Vermelho para o Mar Morto. Parte da água deverá ser canalizadas através de quatro condutores para o Mar Morto, um mar fechado, com elevada concentração de sal e que corre o risco de secar até 2050. Outra parte da água será dessalinizada e distribuida em Israel e na Jordânia. O acordo prevê também fornecer aos palestinos 30 milhões de m³ de água dessalinizada por ano.
“A Jordânia vai preparar nas próximas semanas os documentos para lançar um concurso para iniciar os trabalhos”, disse o ministro da Água jordaniano, Hazem Nasser. Para o ministro da Cooperação Regional israelense, Silvan Shalom, “a cooperação construtiva entre Israel e a Jordânia contribuirá para reabilitação do Mar Morto e para criar uma solução para a falta d’água na Jordânia e no sul de Israel”.
Fonte: Pletz


Nenhum comentário:

Postar um comentário