quarta-feira, 1 de abril de 2015

Páscoa na Terra Santa

Não há nada como vivenciar a Semana Santa em Jerusalém. Celebrando os melhores momentos da história da salvação e a vida de Jesus nos muitos locais em que eles aconteceram é uma experiência inesquecivel de fé para os cristãos. Na Páscoa e a Semana Santa, Jerusalém fica lotada de peregrinos de todas as partes do mundo. Para Ortodoxos e Católicos, celebrações acontecem na Igreja do Santo Sepulcro, onde seis pontos históricos marcaram a crucificação, sepultamento e resurreição de Jesus desde o século IV d.C.
No Domingo de Ramos (29 de março), mais de mil peregrinos católicos e protestantes descem o Monte das Oliveiras cantando hinos de louvor e com ramos de palmeiras, reencenando a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. A procissão acontece no período da tarde, iniciando-se na Igreja de Betfagé na encosta oriental do Monte das Oliveiras e segue descendo para Getsêmani e terminando na Cidade Velha na Igreja de Sant’Ana.
Os ortodoxos seguem o Patriarca, com ramos de palmeiras, em uma colorida procissão para a Igreja do Santo Sepulcro e retornam ao Patriarcado. Outras procissões dos católicos armênios, coptas e sírios também acontecem dentro da Igreja do Santo Sepulcro.
Outro destaque é a Quinta-feira Santa (2 de abril), quando os fieis comemoram a Última Ceia e a cerimônia do Lava-Pés dos apóstolos por Jesus e as últimas horas de Cristo antes de sua prisão no Getsêmani. O Patriarcado Latino lava os pés de seus sacerdotes imitando Jesus na Igreja do Santo Sepulcro, o guardião dos Lugares Santos na Sala da Última Ceia e, mais tarde, na Igreja de São Salvador. Na parte da tarde, uma oração católica curta em várias línguas acontece no Cenáculo, enquanto os anglicanos, luteranos e protestantes realizam uma proscissão da Catedral de São Jorge para a Igreja da Redenção e Igreja do Cristo, terminando no Getsêmani.
Na Hora Santa, uma leitura em várias línguas acontece na Basílica da Agonia no Getsêmani, com uma procissão à luz de velas do Getsêmani para Monte Sião (católicos). A Igreja de São Pedro em Gallicantu permanece aberta aos fiéis durante a maior parte da noite. Os ortodoxos comemoram com uma cerimônia de lavagem dos pés no pátio do Santo Sepulcro e nas respectivas igrejas na Cidade Velha.
Na Sexta-feira Santa (3 de abril), o dia em que Jesus foi crucificado e sepultado, uma procissão de milhares de cruzes é liderada pelo Patriarca, o guardião dos Lugares Santos e outros grupos independentes marcam as estações da Via Sacra ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém na Cidade Velha para o Calvário na Igreja do Santo Sepulcro.
À noite, a procissão do enterro é realizado no Santo Sepulcro (católicos), nas igrejas da Cidade Velha e no Túmulo do Jardim em Jerusalém (protestantes), onde as orações também são realizadas em Inglês.
No Santo Sábado ou Grande Sábado (4 de abril), Cristãos Ortodoxos celebram a Cerimônia do Fogo Sagrado, quando milhares de pessoas reúnem-se dentro e fora da Igreja do Santo Sepulcro para aguardar o milagroso acendimento da vela do Patriarca, transmitido para o mundo todo. Além disso, a luz é trazida aos países ortodoxos por um voo especial.
No domingo de Páscoa (5 de abril), quando os fiéis celebram a ressurreição de Jesus, o Patriarca Latino lidera uma procissão até a Igreja do Santo Sepulcro para a leitura multi-lingual do Evangelho da Ressurreição e da celebração de Missas de Páscoa. Para os luteranos, o Eucaristia do dia da Páscoa acontece no Monte das Oliveiras atrás da Igreja Augusta Victoria e protestantes podem participar das cerimônias de Páscoa em Inglês no Jardim da Tumba e em várias igrejas protestantes em Jerusalém.
As denominações ortodoxas celebram o Domingo de Páscoa à partir de meia-noite de sábado com uma procissão Patriarcal para a Igreja do Santo Sepulcro e celebrações da Liturgia Divina Pascal das igrejas ortodoxas da Cidade Velha.
Na segunda-feira de Páscoa, (06 de abril), as celebrações deslocam-se para Emaús, para celebrar o Jesus ressuscitado aparecendo diante de dois dos seus discípulos e dividindo o pão com eles em Emaús, fora de Jerusalém. Há uma discussão sobre a localização exata de Emaús, próximo a Latrun, Abu Ghosh e al-Qubeibeh (oeste e noroeste de Jerusalém). Missas solenes são realizadas em vários locais, presidida pelo Patriarca Latino (Emmaus perto de Latrun) e pelo Custódio Franciscano (Emmaus em al-Qubeibeh). Muitos monges camimham 30 km de Jerusalém para Emaús-Latrun para participar na missa da tarde, celebrada nas ruínas da Igreja Crusader.
Fonte: Pletz


Nenhum comentário:

Postar um comentário