sábado, 2 de agosto de 2014

Estação da Cultura em Israel

Ao longo de 3000 anos de história, Jerusalém serviu como fonte de inspiração para poetas, músicos e outras mentes criativas. A temporada 2014 da Estação da Cultura em Jerusalém vai oferecer diversas experiências artísticas, abrangendo os mundos da música, artes visuais, delícias culinárias, performances ao vivo, interações sociais, novas mídias e muito mais.

Mais uma vez, Jerusalém será palco de uma série de eventos de verão com uma riqueza de produções feitas especialmente para  a temporada, que desafiam as definições convencionais de cultura e reveem a relação entre observador, performance e localização. E tudo isso, em diversos pontos em Jerusalém – que vão desde  antigos tesouros arquitetônicos, prédiso históricos, museus e praças da cidade, a galerias contemporâneas, mercados, telhados, casas e quartos de hotel.

Destaques da Estação da Cultura em Jerusalém incluem:

Contact Point (10 de julho) – Nesta noite,  os visitantes serão convidados para o célebre Museu de Israel para uma série de encontros noturnos entre artistas, pessoas, obras de arte e museu. “Contact Point” vai desafiar ainda mais o conceito tradicional de uma visita ao museu, oferecendo acompanhamento dos curadores nas interações pela mais nova e espetacular exposição própria do Museu de Israel . Em sua quinta edição, “Contact Point”  não é apenas uma experiência noturna onde convergem dezenas de artistas interagindo através do diálogo, discussões e pontos de contato com exposições no museu; é também um convite para pensar na direção, mudanças e progresso que o evento tem feito desde a sua criação. Entre outras coisas, os visitantes interagem com um elefante inflável no Art Garden, uma escalada noturna para alturas inconcebíveis sobre a indomável instalação Big Bambu, um grupo de dançarinos estarão rastejando no chão do museu, um desfile participativo de máscaras e muito, muito mais.

In-House Festival (Julho 20-24) – Um dos eventos-âncora da temporada, o festival convida o público para um dos mais intrigantes espaços privados da cidade para encontros exclusivos entre artista e plateia. Este ano, essas interações vão assumir um novo nível de intimidade assim que os convidados descobrirem o que os espera atrás da porta de um quarto de hotel, ou descobrir um microcosmo da sociedade de Jerusalém e como eles exploram a vida comunitária em um prédio de apartamentos típicos.
Há também duas grandes produções originais que desafiam as percepções tradicionais de teatro, atores e público. Knock Knock, uma performance extraordinária para uma pessoa, um casal ou três pessoas que se desdobra em um quarto de hotel no Hotel Prima Royale, e Casa, obra do diretor suíço Dominic Huber, que foi adaptado para um prédio de apartamentos em um bairro no sul de Jerusalém.

Under the Mountain: Festival of New Public Art (Jullho 25-31) – Este evento combina o mais novo em ações de performance, vida e política para a produção da arte pós-objeto, que é feita tanto de pessoas como também as usa ativamente. O evento, que se encaixa perfeitamente com um novo e impactante movimento de arte pública internacional, vai mais ao fundo nas infraestruturas governamentais e sociais que enquadram e direcionam diariamente ações e interações na cidade. Como nos anos anteriores, “Under the Mountain” irá propor novos métodos de montagem em instituições públicas enquanto tentam aprofundar o envolvimento civil e artístico em performances do Estado.
As ações de artistas/cidadãos internacionais e locais participantes do Under the Mountain este ano terão como objetivo identificar e impactar sobre a construção político-religioso-governamental de Jerusalém e dissolver as barreiras entre política e arte.

Frontline (Agosto 10-14) - Inaugurado no ano passado, Frontline explora e presta homenagem ao único som e legado da cena musical independente de Jerusalém. Frontline - Jerusalém vs the World-em colaboração com Téder - Pop Up Radio Bar e Rádio Raash Hour de Jerusalém, Frontline está retornando este ano para uma semana de transmissões, performances e falatório significativo dedicado inteiramente ao cenário da música alternativa. Uma estação de rádio pop-up será aberta para os negócios no complexo Hansen, de onde ele vai tentar esboçar uma ideia de tudo isso - os artistas solos, as persistentes e tenazes bandas, os DJs, os bares que servem como laboratórios culturais, a cena rave alternativa. Os participantes  terão duas etapas com apresentações a cada noite, uma série de documentários sobre a cena musical da cidade, e, claro, a maior rave do ano.

“3,876—Between Knife and Fork” (20 de agosto até 7 de setembro): Um fascinante projeto de culinária artística que trará dois chefs - Kamel Hashlamon e Assaf Granit para a mesma linha que separa Jerusalém Ocidental e Oriental. Após intensa pesquisa, e em um local que será revelado em breve, vamos explorar o conceito de "Cozinha de Jerusalém" ou pelo menos a cozinha que irá resultar da reunião destes dois chefs, e oferecer um ponto de encontro cultural em que o alimento é apenas uma parte da história.
3.876 metros separam as casas de dois chefs em Jerusalém, Kamel Hashlamon e Assaf Granit. Assaf nasceu em 1978 em Old Katamon e Kamel nasceu um ano depois, no Monte das Oliveiras. Kamel treinou intensamente em restaurantes condecorados em Tel Aviv e na Jordânia. Assaf possui cinco restaurantes de sucesso em Jerusalém Ocidental. Kamel foi o talento por trás do restaurante "Turquoise", a jóia da coroa de Jerusalém Oriental. "3.786 m" convida o visitante a participar de uma experiência culinária única, que vai se desdobrar todas as noites em um peculiar e deslumbrante prédio sobre o Monte Sião, a apenas alguns minutos de distância do local da última ceia, o túmulo do Rei David, a vila de Silwan, Monte do Templo e o Muro das Lamentações. Juntamente com especialista em comida Hedai Offaim, estes dois chefs vão servir um novo diálogo culinário baseado na alimentação, os povos e as tendências que passaram por Jerusalém por milhares de anos.
O caldo de fogo de Jerusalém, os ingredientes duros e ásperos que foram lançados nessa mistura escaldante e da realidade em curso da cidade podem arruinar qualquer prato .... e ainda "3.876 metros" oferece a oportunidade de sentar-se juntos, comer, beber e sonhar.

The Jerusalem Sacred Music Festival (Setembro 9-12) - Encerrando a Temporada 2014 da Estação da Cultura de Jerusalém, o Festival de Música Sacra de Jerusalém reúne músicos e artistas de todas as religiões, cores e credos de todo o mundo para celebrar as suas tradições e crenças em uma das cidades mais sagradas do mundo. O festival oferece ao público o melhor da música mundial, cuidadosas produções e um programa turístico único seguindo os sons sagrados da cidade. A jóia do Festival da coroa é o Passeio Noturno, incluíndo dezenas de performances, cerimônias e encontros musicais coloridas da meia-noite até o sol nascer.
A riquíssima variedade de performances exalta e ecoa profunda diversidade da cidade e oferece uma experiência única. Mesmo os locais em que o festival será realizado, desde o Museu da Torre de David abrigados dentro das muralhas da Cidade Velha, a Caverna de Zedequias e o YMCA, tem muito significado espiritual e religioso que agregram profundidade para as performances que hospedam.

Para mais detalhes: http://www.jerusalemseason.com/en#


Fonte: Ministério de Turismo de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário