sábado, 18 de agosto de 2012

Israel: Arqueólogos podem ter encontrado prova histórica de Sansão

Um pequeno selo esculpido na pedra que foi descoberto em escavações em Tel Bet Shemesh( a cidade bíblica de Beit Shemesh), onde residia a família e o herói bíblico Sansão, mostra uma figura de um homem segurando um leão, assim como a história "Do Forte saiu o Doce" na Bíblia, relatando a luta de Sansão contra o Leão e a descoberta do Mel em sua visita posterior ao que sobrou dele.

No selo, 16 mm de diâmetro estãa gravadas em um esquema, duas figuras:. Um homem e um animal grande com uma cabeça grande e cauda longa. mão direita do homem, qual a imagem esta gravada, no lado direito do selo, uma extensão para o pescoço ou a cabeça da besta.

Juízes 14
E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.
E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele.
Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.
E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.
Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma.
E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos aqui para vos apossardes do que é nosso, não é assim?
E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?
E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma.
Então o Espírito do SENHOR tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas roupas, e deu as mudas de roupas aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai.
E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.

O selo foi encontrado nas escavações do Instituto Arqueológico da Universidade de Tel Aviv, gerido pelo Prof Shlomo Bunimovitz e Zvi Dr. Lederman, O segundo, o professor Bunimovitz declarou que a hipótese é correta a partir de um selo - descrevendo Sansão e o Leão, os achados são extremamente raros, o primeiro é autor de história e pesquisador bíblico e acha que a descoberta arqueológica mostra isto ser real.

Note-se que o selo foi descoberto durante escavações na camada do início da Idade do Ferro - o período correspondente ao relato bíblico das histórias de Sansão. Isso pode aumenta ainda mais as evidências de que isto se trata realmente do herói bíblico.

Além do selo que foi encontrado, mais construções do período israelita da cidade de Beit Shemesh têm sido reveladas, uma das quais pode ser vista neste artigo.

Os arqueólogos também encontraram uma grande quantidade de ossos de animais neste templo Beit Shemesh, este fato revela que no local eram praticados sacrifícios de animais Kosher, ou seja, diferenciando-se dos cananeus e dos filisteus, os israelitas não praticavam o uso de porcos tão comuns a estes outros povos. Beit Shemesh permaneceu ao longo da história uma cidade judaica e na era moderna convivem lado a lado a antiga(Tel Beit Shemesh) e a nova Beit Shemesh.

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário