sábado, 9 de fevereiro de 2013

Manuscritos do Mar Morto Online

Por ocasião do 65º aniversário da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, a Autoridade de Antiguidades de Israel e o Google lançaram a Biblioteca Digital Leon Levy dos Manuscritos do Mar Morto (www.deadseascrolls.org.il). O público é convidado a ver, examinar e explorar esta coleção de mais de 5.000 imagens dos Manuscritos do Mar Morto, em uma qualidade nunca antes vista. Os visitantes que estiverem em Jerusalém, poderão também ver os originais dos Manuscritos do Mar Morto no Museu do Livro, uma exposição dedicada ao pergaminhos, no Museu de Israel.
Isto possibilita aos estudantes e milhões de usuários em todo o mundo a descobrirem e decifrarem detalhes invisíveis ao olho nu. O site exibe imagens infravermelhas e em cores em uma resolução de 1215 dpi, em escala 1:1, equivalente em qualidade aos pergaminhos originais. O Google tem fornecido a hospedagem, uso do Google Maps, a tecnologia de imagem e YouTube.
As peças da cultura e da história que estão sendo disponibilizados hoje por esta biblioteca - os manuscritos dos 10 mandamentos, a história da criação do mundo, e muito mais - são conhecidos por quase toda criança em idade escolar em todo o mundo. Esta parceria é mais um passo no sentido de preservar material cultural ao redor do mundo e permitir que os usuários façam um bom proveito de uma tecnologia extraordinária.
Fonte: Ministério de Turismo de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário