quarta-feira, 20 de março de 2013

Santo Padre Francisco refere-se a Nossa Senhora de Fátima no Angelus


Durante o Angelus, esta manhã na Praça de S. Pedro, o Santo Padre Francisco referiu-se a uma visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Argentina.

No contexto da referência à misericórdia e da reflexão sobre o perdão de Deus, o Santo Padre recordou a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Argentina no ano de 1992 e à Missa que ele mesmo celebrou em Buenos Aires por ocasião desta visita.

A este propósito recordou a conversa que teve na ocasião com uma idosa de 80 anos, uma avó, sobre a misericórdia de Deus e os nossos pecados. Ela, "sem ter estudado na universidade Gregoriana" - gracejou o Papa -, respondeu-lhe que "se o Senhor não perdoasse tudo, o mundo não existiria".

De acordo com o Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, o Santo Padre Francisco referiu-se à peregrinação realizada entre maio de 1992 a fevereiro de 1993, em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a Argentina e o Uruguai.

A Imagem Peregrina regressaria para uma nova visita aos dois países em 1998, onde também foi recebida por D. Jorge Mario Bergoglio, atual Papa Francisco.

Esta manhã, no Santuário de Fátima, mesmo no final da Eucaristia da 82.ª peregrinação da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, bispo diocesano, comunicou aos peregrinos participantes na celebração esta referência do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima.

Após a bênção dos objetos religiosos, D. António Marto disse que iria comunicar “uma surpresa”, referindo-se depois às palavras do Papa no Angelus. Após esta informação, ouviu-se no Recinto de Oração, onde a missa foi celebrada, uma sonora salva de palmas.

No início da celebração, em que participaram à volta de 18 000 pessoas, na maioria integradas na peregrinação da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto saudou, em nome de todos, o Santo Padre Francisco e anunciou que iria enviar-lhe uma mensagem de saudação oficial.

“Acabamos de viver dias de particular importância para a história da nossa Igreja, com a resignação do Papa Bento XVI ao exercício do ministério de Pedro e com a eleição do novo Papa Francisco. Foram dias de intensa emoção e intensa alegria”, começou por dizer.

“Daqui de Fátima queremos dirigir, ainda que o façamos depois por telegrama, uma saudação ao novo Papa. Santo Padre queremos exprimi-lhe a nossa profunda comunhão eclesial e o nosso caloroso afeto, queremos dizer-lhe que hoje, aqui, em Fátima, confiamos a sua pessoa e o seu ministério a proteção da Senhora de Fátima e, mais ainda, queremos dizer-lhe que o Santuário espera com emoção poder recebê-lo um dia aqui como peregrino e desde já lhe damos as boas vindas: Benvindo Santo Padre Francisco!”, afirmou D. António Marto.

P. Emanuel Silva e LeopolDina Simões

Fonte: Santuáro de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário