segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Artigo Padre Juarez: A mesa é o altar onde você se entrega ao outro

Uma das coisas mais corriqueiras e normais do nosso dia a dia é a refeição. Comer faz parte da nossa vida como necessidade básica para a sobrevivência e talvez por isso não paramos para refletir e dar a devida importância a esse gesto. Mas se a refeição é uma necessidade básica para a nossa vida e saúde, ela se torna um tempo precioso para a sobrevivência das nossas relações, pois é na hora de comer que estamos juntos.
A refeição é o momento de estar junto, em comunhão. Se os momentos de nossa refeição forem somente para comer e satisfazer o nosso apetite, não vamos ultrapassar a dimensão animal, pois afinal os animais também comem e bebem. Mas esse momento é bem mais do que isso: é partilha, não só da mesa, mas da vida. É troca de olhares, é disponibilidade de coração.
É a hora certa de celebrarmos os dons que recebemos; é o momento de compartilhar a nossa vida, nossas experiências. A refeição que partilhamos com alguém é um dos momentos mais sagrados que existem. É sagrado porque, ao redor da mesa, nos tornamos vulneráveis, necessitados e com o coração aberto para partilhar. Não é só comer e beber. Você está diante do outro, sendo o que você é, revelando o que é, fazendo o que você faz.
Em torno da mesa nos tornamos família, mesmo sem laços de sangue. Somos amigos, somos comunidade. A mesa é lugar de entrega, de doação, de escuta e de oferta de si mesmo. Se o altar é onde Deus se entrega em oblação, a mesa é o lugar onde nos entregamos ao outro.
Valorizar o momento da refeição, o estar junto ao redor da mesa, é buscar um caminho que me conduza ao coração do outro. É bom evitar o gesto grosseiro de ficar falando ao celular enquanto se come. Faz-se cada vez mais necessário desligar os smartphones ao sentarmos à mesa, pois só assim nos livramos das tentações de postar uma foto ou publicar comentários nas redes sociais. É muito bom resgatar o hábito de fazer refeições em família, de estar com os amigos para partilhar um alimento. É bom evitar que cada um faça o seu prato e vá comer em frente à televisão, como se estivesse comendo em qualquer lugar, de qualquer maneira.
Comer ao redor da mesa é uma ocasião muito especial para sentir-se como família, companheiros e irmãos. Lembre-se: a mesa é o altar onde você se entrega ao outro para que ele entre em sua vida.

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário