segunda-feira, 9 de junho de 2014

Artigo Padre Juarez: Do que você precisa para ser feliz?

Em 2012, a Universidade de Wisconsin liderou uma série de pesquisas e determinou que Matthieu Ricard seria o homem mais feliz do mundo. Ele é francês, PhD em biologia, filho de filósofos e abandonou tudo para se tornar monge budista. Cientistas estudaram, meteram-lhe eletrodos na cabeça, fizeram várias ressonâncias magnéticas e concluíram que Matthieu teria o grau mais elevado de felicidade. Ele mesmo não leva isso muito a sério. Mas, como cientista, acha que pode explicar tudo através de testes e fórmulas matemáticas. E foi declarado dono da felicidade plena.
Felicidade não é medida por aparelhos ou testes de laboratórios como se esta fosse algo que se pudesse colocar num tubo de ensaio para analisar. A felicidade existe e pode ser sentida, mas não medida. Felicidade é uma realidade, mas não pode ser limitada a uma equação científica.
A felicidade é fruto de um caminho que se toma. A felicidade vem como resposta às escolhas que você faz em sua vida. A felicidade também não é um estado permanente de euforia, como se estivéssemos entorpecidos. Sofrimentos e problemas não significam infelicidade. A felicidade é mais do que uma emoção, é uma paz na alma que dá forças para rir, lutar e acreditar, mesmo na dor.
Para ser feliz, seja boa. A bondade muda o nosso coração e toca o coração do outro. Encha o seu dia de atitudes boas e procure espalhar a bondade por onde passar. Para ser feliz, sorria. Sorria para o mundo. Ache graça em tudo e principalmente ria de si mesma e tente não levar as coisas tão a sério.
Para ser feliz, acredite. Acredite em você. Acredite que você pode mudar a sua vida e a dos outros. Acredite no amanhã. Acredite que tudo pode ser resolvido, até mesmo o maior de todos os problemas. Acredite nas pessoas, afinal há bondade no coração dos homens – acredite sobretudo em Deus. É por causa d’Ele que podemos sorrir, fazer e espalhar coisas boas e ter certeza de que a felicidade não é privilégio de Matthieu Ricard, afinal, Deus criou você para ser feliz.
Padre Juarez de Castro
Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário