Pinturas murais que contam a história
dos cruzados de Jerusalém foram recentemente expostas quando as freiras do
Hospital Saint-Louis, perto da Cidade Velha de Jerusalém, estavam organizando
os armazéns. Além disso, um cano de água que estourou no edifício revelou
desenhos que estavam escondidos debaixo do gesso e pintura moderna. As
pinturas, desenhadas pelo fundador do hospital, retratam os cavaleiros cruzados
de armadura usando espadas e marca, entre outras coisas a genealogia dos
cavaleiros franceses.
Após a descoberta, o pessoal da
conservação da Autoriade de Antiguidades de Israel chegaram ao hospital e
ajudaram as freiras com os "primeiros socorros" na limpeza e
estabilizalção de algumas das pinturas na parede. As pinturas são no estilo característico
de decorações de igrejas monumentais do século XIX, com muita atenção aos
pequenos detalhes e motivos tirados do mundo da arte medieval.
Saint-Louis Hospice - uma
impressionante estrutura de dois andares construído em estilo renascentista e
barroco - está situado ao lado do edifício da prefeitura de Jerusalém e da
movimentada Praça IDF, fora das muralhas da Cidade Velha e em frente à Porta
Nova. O local recebeu o nome de São Luís IX, Rei da França (o líder da sétima
cruzada 1248-1254 dC) e foi aberto ao público em 1896. Hoje, partes do edifício
não são abertas aos visitantes, pois ela serve como hospital e hospício para
doentes crônicos e terminais.
O hospital é dirigido pelas Irmãs de
São José da Aparição. Esta ordem trata o doente, independentemente da religião,
idade ou sexo. Além do trabalho sagrado realizado lá, o interior do edifício
contém uma narrativa histórica fascinante e um tesouro artístico.
O hospital foi fundado por iniciativa de um conde francês, Comte Marie Paul Amédée de Piellat, um homem de muitas realizações, um cristão devoto e intelectual que visitou Jerusalém várias vezes na segunda metade do século XIX, e lá faleceu em 1925.
O hospital foi fundado por iniciativa de um conde francês, Comte Marie Paul Amédée de Piellat, um homem de muitas realizações, um cristão devoto e intelectual que visitou Jerusalém várias vezes na segunda metade do século XIX, e lá faleceu em 1925.
A antiga paisagem da Terra Santa,
e de Jerusalém em particular, estavam profundamente gravadas na personalidade
de Piellat e assim fortalecendo sua fé cristã. De Piellat ficou chocado com a
escassa presença católica em Jerusalém e estava preocupado com o aumento do
poder da Igreja Ortodoxa Grega e os seus representantes - os russos. Deve-se
observar que no final do século XIX, as grandes potências lutaram entre si pelo
controle e hegemonia religiosa de Jerusalém.
O conde decidiu agir e entre 1879 e
1896, construiu o hospital que substituiu um menor, com instalações mais
modestas no bairro cristão no interior das muralhas da Cidade Velha. Em
seguida, ele estabeleceu um outro complexo enorme e espetacular nas
proximidades - Notre Dame de France, um albergue projetado para servir os
peregrinos cristãos e atender a suas necessidades.
A área em particular que o conde
escolheu para a construção do hospital não foi acidental. De Piellat se
considerava um descendente dos Cruzados, bem como o último cruzado. Ele queria
continuar o trabalho desses Reis Latinos, cavaleiros e nobres que estavam em
Jerusalém, cerca de nove séculos antes. Por isso, ele escolheu instalar o
hospital na zona histórica onde o exército do rei normando Tancredo acampou
quando juntamente com os aliados seus aliados, violassem os muros da cidade de
Jerusalém em 1099 dC e dominassem a cidade com fúria e brutalidade.
De Piellat , que também era um
artista, adornou as paredes e teto do hospital com enormes pinturas retratando
os cavaleiros Cruzados em suas armaduras e espadas. Paralelamente a estas
figuras gigantes que pintou a heráldica das famílias dos cavaleiros franceses,
escreveu os seus nomes e observou sua genealogia. Ele também acrescentou os
símbolos das cidades dos cruzados, símbolos das ordens militares e ordens
monásticas. A visão era espetacular; as enormes salas e quartos intermináveis do
hospital foram decorados com a história dos cruzados de Jerusalém.
Os turcos tomaram posse do edifício
durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Eles cobriram os afrescos de
tirar o fôlego com tinta preta. No final da guerra, o conde retornou ao
hospital em sua velhice. De Piellat dedicou o resto de sua vida para remover a
tinta preta e re-expor os afrescos. Ele faleceu no hospital em 1925.
O interesse nas pinturas perdidas e escondidas foi recentemente renovado quando elas foram revelados, mais uma vez em toda a sua glória. Estas pinturas magníficas são um pedaço da história e uma obra de arte rara. Fundos são atualmente necessários para sua conservação, exposição e documentação. Deve-se notar que não há intenção de transformar o hospital em uma atração turística , a fim de que o trabalho sagrado humilde e tranquilo feito lá possa continuar.
O interesse nas pinturas perdidas e escondidas foi recentemente renovado quando elas foram revelados, mais uma vez em toda a sua glória. Estas pinturas magníficas são um pedaço da história e uma obra de arte rara. Fundos são atualmente necessários para sua conservação, exposição e documentação. Deve-se notar que não há intenção de transformar o hospital em uma atração turística , a fim de que o trabalho sagrado humilde e tranquilo feito lá possa continuar.
Fonte:
Ministério do Turismo de Israel
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