Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo da diocese de Campos (RJ)
Bispo da diocese de Campos (RJ)
A CNBB olhando a realidade do nosso país com preocupação e solicitude de pastores, decidiu estabelecer e aprovar um ano dedicado a fazer ressoar e semear a paz. Iniciou no primeiro domingo de Advento e se estenderá por todo o ano de 2015.
Vem ao encontro de uma sociedade cada vez mais violenta, de conflitos sociais e de uma criminalidade endêmica que ceifa muitas vidas, especialmente de jovens e pobres. As Igrejas podem fazer a diferença e ajudar a gerar uma cultura de paz e uma segurança cidadã que tenha a participação de todos /as.
O primeiro espaço serão da liturgia que através da oração e da meditação e escuta da Palavra, forma e educa para a paz, a própria Eucaristia tem o momento do ósculo e abraço da paz que nos deve tornar conscientes de nossa missão reconciliadora de colocarmo-nos a serviço do perdão e da paz. Certamente que a catequese anunciadora e profética será um lugar privilegiado para a edificação da comunidade de fé trabalhando virtudes geradoras de paz como o diálogo, a acolhida, a tolerância cristã, a paciência e a fortaleza para aprender a resolver os conflitos pela mediação e dar testemunho da não violência e firmeza evangélica.
As pastorais e serviços mais voltados para a interface com a sociedade e os ambientes mais atingidos pela insegurança e a letalidade, contribuirão com seu empenho no sentido de construir vínculos e laços de fraternidade para incluir as pessoas e ajudá-las a tornar-se sujeitos e protagonistas da sua promoção integral.
Mas talvez a tarefa mais desafiadora estará focalizada em em poderar as famílias para serem santuários da vida e da paz, porque a paz e a concórdia começam em casa. Diminuir a violência doméstica possibilitando a prática do afeto e amor incondicional, a cura dos vínculos, o perdão e o diálogo intra familiar tornarão a cada lar uma escola e casa de comunhão e solidariedade.
A muito que fazer, mas a paz a gente faz com a força e a inspiração de nosso Deus que éa Paz e que vem ao nosso encontro para celebrar a aliança da vida, da justiça e da misericórdia; que possamos responder ao seu apelo e visibilizar em práticas, gestos e atitudes, o seu Reino que instaura entre nós e em toda Terra a verdadeira paz. Deus seja louvado!
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário