segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Mergulho no Mar Vermelho



Situado no extremo sul de Israel, no Golfo de Aqaba do Mar Vermelho, Eilat descansa em meio a montanhas vermelhas recortadas e águas cristalinas e limpas, agitada por nada além de uma brisa gentil vinda do norte. 
O clima quente e seco durante o ano todo atrai não somente turistas de locais mais frios, mas também fornece um refúgio para uma miríade de peixes e corais oriundos da baía.
A cidade de Eilat é uma ótima escolha como destino de férias para mergulho. O Mar Vermelho é uma faixa estreita e alongada de água azul, cercada por montanhas com altura média de 1.000 – 1.500 metros, com picos acima de 2.500 metros acima do nível do mar. Ele é conectado ao Oceano Índico pelo Estreito de Bab el Mandab – o portão das lágrimas – e ao Golfo de Aqaba pelo Estreito de Tiran. As profundidades rasas dos estreitos, de apenas 134 metros, evitam o acesso ao Mar Vermelho das águas frias vindas de regiões profundas do Oceano Índico.

Embora o Golfo de Aqaba seja muito estreito, com 23,5 km em seu ponto mais largo, ele é muito profundo, chegando a 1.829 metros no ponto mais abissal – um fato que cria uma temperatura de água bastante estável, entre 22o e 28o Celsius durante todo o ano.

A costa do Mar Vermelho é cercada por formações de corais com mais de 1.200 espécies de peixes e mais de 250 espécies de corais. O clima desértico da área fornece um verão longo, com muitos dias ensolarados, necessários para que os corais se mantenham.

Em Eilat você pode encontrar uma prática de mergulho de classe mundial. A natureza local oferece aos visitantes um recife de mais de 1.200 metros de comprimento. É o ponto mais ao norte, no mundo, em que se pode encontrar corais. Mergulhadores de todo o mundo chegam a Eilat para ver suas maravilhas submersas.

O mergulho é uma prática muito popular nessa região, com mais de 10 centros de mergulhos em Eilat e mais de 20 locais diferentes de mergulho, quase todos com acesso a partir da costa. Eilat é comumente usada como base principal para mergulhadores em viagem à cidade de Aqaba, na Jordânia, ou à península do Sinai, no Egito, mas você descobrirá que não há destino mais seguro e amigável para o mergulho em todo o mundo!
Eilat oferece o melhor ambiente para cursos de mergulho e algumas milhares de certificações são expedidas todos os anos. Se você está interessado em mergulhar, há algumas opções.
​Como mergulhador certificado você precisará apresentar os seguintes documentos:
  1. Certificado de mergulho – um cartão com nome e fotografia emitido por uma organização de mergulho conhecida (tal como PADI, CMAS, NAUI, SSI, IANTD, TDI, ACUC e outras).
  2. Livro de registro de mergulho – indicando que você tem mergulhado nos últimos 6 meses. Mergulhadores que não praticaram mergulho nos últimos 6 meses terão que se juntar a uma atividade de prática antes de participarem de outras atividades de mergulho.
  3. Seguro de Mergulho – seguro específico para mergulhadores que cubra o tratamento em câmara de recompressão ou qualquer outro tratamento necessário em caso de um incidente de mergulho. Ele pode ser contratado em qualquer centro de mergulho, ou pela internet.
Mergulhadores certificados podem participar dos mergulhos guiados diários em um dos muitos locais de mergulho de Eilat. Mergulhadores experientes, com mais de 20 mergulhos, podem alugar o equipamento e saírem sozinhos para mergulhar na área.

Fonte: Ministério do Turismo de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário