quarta-feira, 15 de maio de 2013

A pedra da revelação do Anjo Gabriel


Uma placa de pedra com inscrições em tinta em hebraico, datada do séc. I a.C. e conhecida como “Pedra da Revelação do Anjo Gabriel”, está sendo exposta ao público. O local é a exposição Eu sou Gabriel que está tendo lugar no Museu de Israel, em Jerusalém. A peça foi encontra em 1998 em Zurique, nas mãos de um colecionador, David Jeselsohn, que disse que a comprou em Londres, de um antiquário jordaniano. A pedra procederia da margem leste do Mar Morto, na Jordânia.

Alguns acreditam que a “Pedra da Revelação” poderá mudar a percepção comum sobre as origens do cristianismo e revelar que os judeus, antes de Cristo, já acreditavam na chegada de um messias que morreria e ressuscitaria após três dias. Pelo menos essa é a convicção do pesquisador Israel Knohl, que acredita que um texto hebraico escrito em tinta nesse pedaço de rocha “poderá mudar a visão que temos do personagem histórico Jesus”. Para ele, este texto poderá constituir o elo perdido entre o judaísmo e o cristianismo, “na medida em que insere na tradição judaica a crença cristã na ressurreição de um messias”, afirma Knohl, professor de estudos bíblicos da Universidade Hebraica de Jerusalém.

A mostra Eu sou Gabriel apresenta informações detalhadas sobre as inscrições da “Pedra da Revelação” por meio de uma série de manuscritos raros antigos – incluindo um fragmento dos Manuscritos do Mar Morto e do Códex de Damasco, do século XIII –, traçando o desenvolvimento da figura do anjo Gabriel em todos os primeiros anos do judaísmo, do cristianismo e do islamismo.

Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário