quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Agrotecnologia israelense no Brasil


O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, anunciou nesta quinta-feira na Casa do BRDE na 35ª Expointer um projeto-piloto que deve beneficiar 10 produtores do Rio Grande do Sul com equipamento de irrigação por gotejamento.

 

Os beneficiados devem ser pequenos agricultores de municípios que estiveram em situação de emergência por conta da estiagem deste ano, e também devem ter participado do programa Pró-Irrigação, que construiu açudes no estado. O investimento será de R$ 500 mil. A empresa que fornecerá o equipamento é a Netafim, de Israel, que é reconhecida internacionalmente e fiscalizará o programa. A parceria é consequência da missão oficial a Israel realizada pelo Rio Grande do Sul em maio deste ano. “A irrigação por gotejamento resulta em menos gasto de água, o volume de água utilizado é somente o necessário e o custo é baixo”, afirmou o secretário.

 

O secretário da Agricultura, Pesca e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que a sua pasta auxiliará na escolha dos produtores contemplados com os equipamentos. “Estamos buscando sustentabilidade e grande produção. É bom para Israel porque empresas deles podem vir pra cá e crescer. É bom para nós porque a aumenta a renda do nosso produtor”, declarou. Já o Cônsul-Geral de Israelem São Paulo, Ilan Sztulman, disse que esse tipo de parceria está no DNA do Estado de Israel. “Todo o judeu, religioso ou não, quer melhorar o mundo. Portanto, buscamos cooperação internacional em todos os campos.

A reabertura do consulado (de Israelem São Paulo) ajudou no processo. Temos que acelerar”, defendeu Sztulman. O Cônsul Econômico de Israel no Brasil, Roy Nir, comentou ainda sobre a parceria que Israel tenta formalizar com o estado do Ceará. O anúncio também contou com a presença do secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e da secretária adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser.

Fonte: Pletz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário