sábado, 29 de setembro de 2012

Israel: Tel Gezer


Tel Gezer ou Gezer é um sítio arqueológico biblico e um parque nacional em Israel, ele está localizado no conselho regional de Gezer, entre Latrun e Ramla, e foi identificado com a cidade Cananéia de Gezer. O Tel é yma das colinas mais importantes de Israel, junto com as ruínas de Hazor, Megido e Beersheba.

Sua história se estende pelos últimos 5000 anos, a partir do final do tempo Neolítico até os dias dos Crusaders. O local foi descoberto em 1871, e desde então se tornou palco de numerosas escavações arqueológicas. A cidade está em uma área chave e é importante para se conhecer o estilo de vida dos habitantes do antigo Israel. O acesso a colina da-se pelo Moshav Carmei Yosef, na estrada 44 , entre o Kibutz Nachshon e a cidade de Ramla.

As características naturais de Tel Gezer e sua localização estratégica explicam a sua grande importância em tempos antigos. Permanece fundada em uma colina estreita, que se estende do Norte - Oeste para Sul - Leste , com cerca de 600 metros de comprimento e cerca de 200 a 250 metros de largura. O Tel é íngreme de cada lado, e em tempos antigos, antes do acúmulo de lixo nos arredores, o local deveria ser ainda mais íngreme.

 

Descendo a colina estava a estrada importante do Egito para a Síria, através do mar. Ao Norte é o Vale do Ayalon através do qual pássa a estrada para Jerusalém, e para o sul encontra-se o Vale de Sorek, onde está Tel Beit Shemesh, e o caminho de onde os filisteus iam para a Judéia. A colina pode ser vista de longe e no horizonte a oeste da linha, o azul do Mar Mediterrâneo e no Oriente, o cume das montanhas da Judéia.

Uma das coisa mais interessantes descobertas em Tel Gezer é o conhecido calendário de Gezer que determina os períodos agrícolas do judaico. Além disso foram achados na cidade as ruínas das fortificações canaanitas, bem como o portal da cidade dos canaaneus.

Além destes achados, foi muito importante a descoberta da cidade israelita e do Portal de Salomão, uma porta da cidade que teria sido construída pelo Rei Salomão a nada menos que há 3000 anos atrás, muito semelhante aos que ele construiu nas cidades de Megido e de Hatzor na Galileia.

Tel Gezer também aparece em correspondências egípcias no período canaaneu, quando ela esteve associada ao império egípcio antigo.

Além destas descobertas bíblicas surpreendentes, foram achadas em Tel Gezer 10 monolíticos cuja função até hoje não foi descoberta ao certo, muitas teorias foram levantadas, mas parece que entre as mais dominantes é de que o local se trata de um altar onde a população dos canaaneus costumava confirmar seus pactos com as cidades estados que a cercavam.

Tel Gezer é um sítio arqueológico pouco conhecido pelos turistas que visitam Israel, porém uma dos mais importantes em se tratando de arqueologia bíblica.

 

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário