sábado, 24 de novembro de 2012

Poço raro achado no Vale de Jezreel


Uma descoberta rara, pela primeira vez desde a idade da pedra: Um poço dos primeiros agricultores do Vale de Jezreel

Durante as escavações ainda ficou um mistério: o que fazia bem no fundo do poço dois esqueletos humanos cerca de 8500 anos atrás?

A escavação foi dirigida pela Autoridade de Antiguidades de Israel, antes de expandir junção HaYogev pela Companhia Nacional de Estradas. O poço raro e bem preservado, vai ser exibido ao público.

Em escavações recentes realizadas pela Autoridade de Antiguidades em Einot Nissnit a borda ocidental da junção Vale de Jezreel para expandir a Rota 66, uma rara e bem exposta descoberta desde o período Neolítico. Arqueólogos estimam que o poço foi construído 8.500 anos atrás.

Durante as escavações, em uma grande profundidade foram descobertos ossos bem conservados de uma mulher de cerca de 19 anos, e um homem mais velho. Como estes foram parar ali? Foi um acidente - ou assassinato? E agora, a resposta é um mistério.

Disse Yotam Tepper, o diretor da escavação, em nome do Antigüidades de Israel, "O que está claro é que, após a queda, o poço ficou no desconhecido, e estava fora de uso, assim as ossadas ficaram bem conservadas. Tepper acrescenta que "é impressionante o achado, que está associado com a tecnologia agrícola antiga e ver que serviu aos moradores para a subsistência e renda. Bem construído de pedras na parte superior, e esculpido na rocha na parte inferior. A abertura, com a profundidade de 8 m , e na parte superior de 1,3 m de diâmetro. De acordo com Tepper, "no poço muitas descobertas que indicam a identidade do casal -. Estes são os primeiros agricultores do Vale de Jezreel que foram descobertos até hoje, e a descoberta incluem, entre outros, lâminas de sílex que foram utilizados para a colheita, bem como pontas de flechas e ferramentas de escavação de pedra, bem como ossos de animais que foram coletados, e outros resultados orgânicos e carvão - o que permitirão estudos futuros sobre a domesticação de plantas e animais, bem como a data e a idade exata do poço com a ajuda de métodos avançados de datação absoluta ".

"Bem, isso que foi exposto no Vale de Jezreel mostra a capacidade de montar uma lista dos antigos habitantes do local, e o amplo conhecimento nas áreas de hidrólogos e geólogos do ambiente, permitindo solo de calcário chegassem até o lençol freático. Sem dúvida que as escavações de pedreiras eram bem envolvidas era um esforço público -. Uma comunidade que durou bastante tempo" Tepper diz.

Segundo o Dr. Omri Barzilai, chefe da pré-história do IAA, "os poços a partir deste período são os únicos encontrados na arqueologia da Terra de Israel, e, possivelmente, até mesmo mundo pré-histórico. Os mais antigos poços do Mundo foram achados ​​em Chipre, e apontou para o início do fenômeno da domesticação: Parece que as pessoas têm tentado encontrar maneiras de manter sua água potável livre de possível contaminação por animais domésticos e, portanto, confinado a água em locais que não são acessíveis a eles. Os poços tinham uma vantagem. Mais importante:.. o acesso fornecido a uma fonte de água está disponível, os poços chegaram no continente 1.000 anos depois de no Chipre, isto previamente descoberto em Atlit Yam em Israel, e agora outra boa descoberta neste período, em 'Einot Nissnit', a exposição dos poços estarão revelando importantes contribuições para o estudo da cultura e da economia humana em um tempo em que ainda não haviam sido inventados a cerâmica e o metal. "

A Israel Autoridade de Antiguidades de Israel e da Companhia Nacional de Estradas vai preservar o local e apresentar alguns dos locais nos arredores de Tel Meguido em diferentes períodos.

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário