domingo, 2 de março de 2014

CNBB apresenta projetos para a Copa do Mundo

O projeto “Copa pela Paz” está entre as iniciativas propostas pela CNBB para a Copa do Mundo 2014. O evento esportivo acontecerá no mês de junho, no Brasil, e diversas cidades sediarão os jogos. A ideia é promover uma peregrinação dos ícones das Olímpiadas, cruz e símbolo da paz, abençoados pelo papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude ocorrida no Rio de Janeiro em 2013. Esta ação tem o objetivo de colaborar na reflexão sobre os desafios sociais da Copa e o aspecto religioso.
O Setor Mobilidade Humana da CNBB participou de reunião convocada pela Secretária-Geral da Presidência da República, por meio do Departamento de Diálogos Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social. O encontro realizado no dia 19, possibilitou o diálogo entre outras religiões, segmentos da sociedade civil e órgão governamentais quer irão atuar durante a Copa do Mundo no Brasil.
Diálogo
Na oportunidade, foram apresentadas ações e perspectivas do governo federal em relação à Copa do Mundo. Houve espaço para a apresentação das iniciativas desenvolvidas por igrejas e entidades religiosas em vista do evento esportivo.
No relatório exposto pelos assessores da CNBB, foram divulgadas ações propostas pelas pastorais sociais da Igreja para a Copa do Mundo. Estão previstas a criação de um Grupo de Trabalho Nacional da Copa e a articulação com as pastorais sociais, organismos, instituições e movimentos sociais para ações conjuntas. Foram sugeridos, ainda, a celebração de missas em outras línguas para os turistas estrangeiros, a elaboração de folder com orientações sobre o evento e a organização de um calendário comum de atividades.
A CNBB foi representada pelos membros da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Ari dos Reis, irmã Claudina Scapini e Francisco Vladimir. Esteve presente também a religiosa da Conferência dos Religiosos do Brasil, irmã Gabriella Bottani, que integra a coordenação da “Rede Um Grito pela Vida”.
Ações
Os assessores da CNBB apresentaram, também, os projetos que estão sendo realizados na Igreja do Brasil por meio dos regionais, dioceses, paróquias, comunidades e pastorais, tendo em vista a Copa do Mundo. Em setembro do ano passado, representantes das arquidioceses que são cidades-sede da Copa, a Pastoral da Mulher Marginalizada e Pastoral do Povo da Rua participaram de reunião para definir ações pastorais para o evento esportivo.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário