segunda-feira, 3 de março de 2014

Esteja sempre pronta para recomeçar

Fui convidado para ir a um programa de televisão falar sobre recomeços. O desafio de recomeçar, os caminhos e descaminhos do recomeço em nossa vida. Comecei a refletir e a pensar nos meus “recomeços”. Percebi que nossa vida é feita de muitos deles e, a cada etapa, somos chamados a começar de novo. Às vezes não nos damos conta que estamos sempre recomeçando, talvez seja por isso que, quando tomamos consciência de que precisamos recomeçar, o medo nos venha. Ora, por que ter medo se recomeçar é tão natural?
Resolvi, então, oferecer sete dicas para os recomeços de nossa vida:
1. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesma. Suplicamos aos outros chances na vida, enquanto nós mesmos não nos damos oportunidades. Coloque-se diante do espelho e acredite que você tem capacidade de mudar. Não espere que o outro venha lhe dar um emprego, um presente, uma oportunidade. Vá à luta e conquiste você mesma.
2. Podemos até olhar o passado, mas jamais fixar-se nele. O passado serve como aprendizado e não como fundamento para um novo tempo. Quem fixa seu olhar no que já passou vira estátua de sal, como aquela mulher de Ló, que teimou em olhar para trás e para trás ficou. Fixe o seu olhar lá adiante. Se quer realmente recomeçar, olhe para o novo à sua frente.
3. Sonhe alto. Deseje o melhor para você. Se pensarmos pequeno, teremos coisas pequenas. Almeje sempre o maior e o melhor e não se contente com migalhas. Afinal, você merece o melhor.
4. Faça uma verdadeira faxina no seu armário e no seu coração. Para recomeçar no amor, jogam-se fora as coisas que não prestam mais. Temos a capacidade de amar muito e muitas vezes.
5. A chance de recomeçar nos fortalece, pois do contrário seríamos eternamente acomodados. O recomeço nos move para frente.
6. Dê ao outro a chance de recomeçar. Não se prenda ao seu egoísmo pensando que só você tem esse direito.
7. Nossa história com Deus é feita de recomeços. De nosso lado, a fraqueza e a infidelidade e, da parte Dele, a fortaleza e a certeza de um Deus fiel. Por isso, sempre somos vítimas de nossa tibieza e, assim, sempre recorremos ao perdão e à misericórdia para que aconteça o recomeço.
Esteja pronta para recomeçar sempre. Recomeçar não é fraqueza, é sabedoria de quem sabe que depois de errar pode tentar outra vez e encontrar a felicidade.
Padre Juarez de Castro
Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário