quinta-feira, 6 de março de 2014

Historiador israelense lança livro em SP e RJ

A Federação Israelita do Estado de São Paulo e o Hospital Israelita Albert Einstein trouxeram pela primeira vez ao Brasil o professor Benny Morris, para o lançamento da edição em português de seu livro “One State, Two States” (Um Estado , dois Estados – Soluções para o conflito Israel –Palestina).
Em São Paulo, Benny Morris participou de uma intensa programação que incluiu: sessão de autógrafos e lançamento na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, palestras na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Centro de EstudosJudaicos da USP, Hospital Albert Einstein, Centro da Cultura Judaica, Colégio Iavne e para os associados da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, além de encontros com acadêmicos da comunidade judaica e membros do Young President’s Organization (YPO). No Rio de Janeiro, ele ministrou palestra na Universidade Federal (UFRJ) e no Hillel, onde também lançou o seu livro.
Ele também participou da gravação do Programa Roda Viva, da TV Cultura, que deve ir ao ar dentro daspróximas semanas, e concedeu entrevistas para diversos meios de comunicação, como: Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, Revista Época e Portal IG, além da mídia judaica. Em suas palestras, o conceituado historiador, escritor e professor da Universidade Ben Gurion, que tem mais de dez livros publicados, avalioua viabilidade das soluções propostas sob a luz de realidades contrárias e complicadas de israelenses e palestinos, fazendo um retrocesso desde a origem dos conflitos com a independência do Estado de Israel, em 1948, até os dias de hoje.
“Sou pessimista com relação a uma solução pacífica para o conflito. Os palestinos não querem fazer a paz. Eles rejeitam a proposta de dois Estados e vem fazendo jogos diplomáticos para nunca assinarem um acordo, pois acreditam que o tempo corre a favor deles, já que estão se tornando cada vez mais numerosos. Muitos israelenses acreditam e querem a solução de dois Estados, porém a ocupação e a expansão dos assentamentos faz com que o paísseja visto pela comunidade internacional como o grande vilão”, declarou.
Morris também destacou os diversos conflitos que acontecem na região, e que apesar de não estarem relacionados com o problema palestino, afetam Israel diretamente, como o aumento do poder do Islã como reflexo da Primavera Árabe em vários países e o projeto nuclear do Irã. “Benny Morris é um pesquisador bastante preciso e que fala com muita independência. No momentoatual, em que existem várias tentativas de reconstruir a história, é de suma importância poder contar com alguém como ele. Seu livro sobre o conflito, agora disponível em português, é de importância estratégica e de leitura obrigatória”, destacou o presidente da Fisesp, Mario Fleck.
Saiba mais sobre o livro
Em “Um Estado, dois Estados” Benny Morris examina minuciosamente a história das metas do movimento Nacional Palestino e do movimento Sionista e depois considera as muitas propostas de um e dois estados das diferentes vertentes dentro de ambos os movimentos. Também explora a boa ou a má vontade dos dois lados de encontrar uma solução baseada no “abrir mão” e avalia a viabilidade e a praticabilidade das soluções proposta sob a luz de realidades contrárias e complicadas. A edição em português foi lançada pela Editora Sefer e tem o prefacio assinado pelo Professor Samuel Feldberg.
Ficha Técnica
Título: Um Estado, Dois Estados – Soluções para o conflito Israel – Palestina
Autor: Benny Morris – Tradução : Nancy Rozenchan – Edição: Editora Sefer
Tiragem: 1200 exemplares – Número de Páginas: 280 – Preço: R$ 45,00


Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário