quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hanukka em Israel


A Festa de Hanukkah é uma das Festas Judaicas que não têm seu inicio na Torah, mas sim em um livro que é considerado apócrifo, porém histórico, o Livro dos Macabeus. Este ano a Festa das Luzes, um outro nome da festa, se iniciou em Israel com a saída do sábado, cerca de 15 minutos após o por-do-sol em Jerusalém. Conheça aqui um pouco mais sobre esta festa tão bela que acorre sempre na proximidade do Natal que é comemorado pelos países cristãos.

Por volta de 200 antes de Cristo o governo Grego-Assírio inicia a tentativa de apagar a memória judaica do povo judeu desejando misturá-los e torná-los parte da cultura do helenismo grego.Para isso, Antioco declarou o cumprimento de leis judaicas e culto proibidos, incluindo nisso o próprio ensino da Torah, o que obteve um sucesso muito grande, pois um grande número de judeus, homens e mulheres se casaram com gregos e gregas, adotaram nomes gregos deixando a cultura judaica de lado.

Em resposta a isso, Deus levantou um pequeno grupo de judeus das montanhas da Judah, da região de Modiin, que declararam publicamente uma revolução contra Antioco e seu madato, os quais eram fiéis a sua fé judaica.Seus líderes eram Mattitiahu, e seu filho Judah(Judas Macabeus).

Que faziam pequenos incursões contra no exército Grego-Sírio. Mais tarde, Antioco enviou uma legião inteira de seu exército para sufocar a rebelião, mas um pequeno comando dos Maccabeus consegiu milagrosamente vencer a luta contra milhares de soldados até expulsá-los completamente das terras de Israel. Os soldados de Israel oriúndos da pequena vila da Judeia de Modiim conseguiram vencer a batalha e entrar em Jerusalem no mês de Kislev no ano 164 antes de Cristo, que neste tempo havia sido profanado pelos estrangeiros.

Purificando-o e reenaugurando no Dia 25 do mês de Kislev(Entre Novembro e Dezembro). Na hora em que deveriam acender o candelabro do Templo(menorah), procuraram por óleo de oliva puro por todo o templo, mas somente conseguiram achar uma medida suficiente para um dia com o sêlo do Sumo Sacerdote, o que indicava a pureza e a validade do óleo.De forma sobrenatural, o óleo que era suficiente para um dia durou por mais de uma semana, tempo o suficiente para se preparar e trazer o novo e consagrado óleo para o grande candelabro do templo(Menorah).

Desde então, até os dias de hoje, comemora-se a multiplicação do azeite por oito dias.Em lembrança do milagre da vitória dos Maccabeus e do óleo que se multiplicou, Hanukka é comemorada por 8 dias.

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário