quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

JMJ Rio2013: a presença dos universitários

Reunidos desde a última quinta-feira (29), em Brasília, assessores da Pastoral Juvenil encerraram neste domingo o Encontro Nacional que falou sobre “A juventude no Ano da Fé”. Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, o encontro além de palestras com informações sobre os trabalhos com a juventude, contou também com troca de experiências entre os participantes. Presentes o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanne D’Aniello, o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e do Diretor Geral do Comitê Organizador Local Rio 2013 (COL Rio 2013), Mons. Joel Portella.

Também participaram do encontro o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, e o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Com o objetivo de melhor consolidar a evangelização da juventude no país por meio dos valores humanos, cristãos e éticos e de contribuir com os assessores na missão de acompanhar a juventude, participaram os responsáveis adultos das pastorais, movimentos, congregações e comunidade que trabalham com jovens. O tema do evento foi escolhido dentro da proposta do “Ano da Fé”, convocado pelo Papa Bento XVI. “A Jornada Mundial da Juventude faz parte do calendário para o Ano da Fé. Portanto, vemos a atenção do Papa com os jovens. Com isso, precisamos ajudar os assessores adultos que acompanham os jovens para que estes respondam ao convite do Santo Padre a respeito do Ano da Fé”, afirmou Padre Sávio, ao mencionar a proposta para o período que teve início em todo mundo, no último dia 11 de outubro.

Entretanto os símbolos da Jornada Mundial da Juventude deixaram o território brasileiro e se encontram agora no Paraguai. Depois de peregrinar por mais de 230 das 276 dioceses do Brasil, a Cruz e o Ícone de Maria partiram na sexta-feira rumo à capital paraguaia, Assunção. Até o dia 6, os símbolos percorrerão as principais regiões do país. A partir de 7 de dezembro, começando por Montevidéu, os jovens uruguaios serão os protagonistas da peregrinação até o dia 14 de dezembro.

Já no último sábado uma delegação de estudantes da Pontifícia Universidade de Belo Horizonte, guiada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom João Justino de Medeiros Silva, recebeu das mãos dos jovens da Capelania Universitária de “Roma Tre”, o Ícone de Maria Sedes Sapientiae. A cidade de Belo Horizonte será a sede do Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc), entre os dias 18 e 21 de julho de 2013. O evento faz parte da Semana Missionária em Belo Horizonte, que antecederá a 28ª Jornada Mundial da Juventude. Sobre como os jovens universitários estão se preparando para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o nosso colega Pe. Paulo Costa conversou com Dom Justino de Medeiros.


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário