quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tecnologia agrícola israelense na Serra Gaúcha


FIRS acompanha a implementação de tecnologia agricola israelense na Serra Gaúcha. Produtores da região de Caxias do Sul que participaram da Missão Agricola a Israel em 2012, começam a implementar os conhecimentos adquiridos em suas propriedades.

O Diretor Executivo da FIRS, Albert Poziomyck, foi convidado pelo Presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul, Valmir Susim, para visitar propriedades rurais da região que começaram a implantar as tecnologias e conhecimento adquiridos na Missão Agricola Gaúcha a Israel, no final do ano de 2012. Além de conhecer a visão e a forma de trabalho dos produtores israelenses o grupo entrou em contato com tecnologias, ainda com pouca penetração no Brasil, que visam um melhor aproveitamento da água e maior produtividade.

Um bom exemplo do intercâmbio e resultado da experiência com os isralenses é a implantação do sistema de irrigação por gotejamento, patenteada pela empresa Netafim de Israel, que já pode ser vista em plantações de tomates, uvas, cenouras e outras culturas da região. Na ocasião a FIRS também reuniu-se com o Prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho, e como o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn. O município e a FIRS estão comprometidas em trabalhar para que o intercâmbio com Israel, em diversas áreas, seja cada vez maior, trazendo benefícios e progresso para a região. Já está confirmada a vinda de dois técnicos israelenses que participarão da quinta edição do simpósio Horti Serra Gaúcha, que será realizado em maio, no Centro de Eventos da Festa da Uva.

Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário