quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Inscrição de 2700 anos é encontrada em Israel


As escavações arqueológicas realizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel na região da Cidade de David, nos muros ao redor de Jerusalém, desenterraram uma rica camada de achados incluindo milhares de fragmentos de cerâmica, lamparinas de argila e estatuetas.

 

O mais intrigante é a recente descoberta de uma tigela de cerâmica com uma inscrição, parcialmente preservada, em hebraico antigo. Apesar de não estar completa, a inscrição nos apresenta o nome de uma figura do século 17 a.C., que se assemelha a outros nomes conhecidos por nós em ambos os registros bíblicos e arqueológicos fornecendo uma conexão com as pessoas que viveram em Jerusalém no final da época do Primeiro Templo. O nome mais semelhante ao da inscrição é de Zacarias, filho de Benaia, o pai do profeta Jaaziel.

 

Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel Dr. Joe Uziel e Nahshon Zanton, que descobriram a tigela com o restante da escavação associada ao período de destruição do Primeiro Templo, explicaram que as letras inscritas na cerâmica provavelmente datam dos séculos 8-7 a.C., colocando a produção da tigela em algum momento entre o reinado de Ezequias e o da destruição de Jerusalém sob o rei Zedequias. Parte da tigela de cerâmica do final da época do Primeiro Templo, que traz a inscrição “ryhu bn bnh”.

 

Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário