segunda-feira, 19 de maio de 2014

Artigo Padre Juarez: Escreva na areia todo o mal que lhe fizeram

Quem tem intimidade com a Bíblia já deve ter lido essa história algumas vezes. Levam até Jesus uma mulher acusada de adultério. Diante de Jesus, aquela mulher estava arrasada, pois já esperava sentir as pedras que feririam seu corpo todo até levá-la à morte. Em prantos, ela sabia que não teriam piedade dela. Afinal, ela mesma já tinha visto essa cena em outros momentos. Levam-na até Jesus, pois queriam ver o que Ele faria – sabiam que seria incapaz de apedrejá-la e isso seria pretexto para o apedrejarem também. Na verdade, o alvo era aquele que já era considerado o Messias por todos. A cena corre e Jesus calmamente faz a afirmação que se tornou clássica: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”. Todos ficam paralisados. Todos deixam suas pedras, afinal ninguém se atreveria a se julgar sem pecado, pois só Deus não tem pecado.
Calmamente, Jesus se abaixa e começa a escrever na areia. E fica ali, escrevendo, escrevendo. Pouca gente entendeu. Estudiosos tentam desvendar o que Jesus poderia ter escrito ali. Alguns afirmam que ele escreveu trechos de algum salmo. Mas como saber o que Jesus escreveu se ele o fez sobre a areia e o vento levou?
Esta é a resposta: Jesus escrevia, na areia, os pecados daqueles homens insensíveis que queriam condenar aquela mulher. Escrevia na areia os pecados daqueles que não entendiam sua palavra. Jesus escrevia os meus pecados. Escrevia os nossos pecados e os de toda a humanidade. Jesus escrevia na areia, pois assim o vento os levaria e apagaria cada um e todos os pecados.
Deus escreve nossos pecados na areia para que o vento apague. Aquilo que é bom e o que fizemos de justo e belo, Deus escreve em seu coração para que nada possa apagar. Ora, Deus assim faz com cada um de seus filhos e espera que façamos assim também com quem está ao nosso lado.
Aquilo que o outro fez e não gostei, escrevo na areia. Aquele mal que sofri, escrevo na areia. A traição dolorida, também escrevo na areia. Na pedra, escrevo o que é bom, para que eu nunca me esqueça. Na pedra, escrevo as atitudes de amor, os gestos de bondade e as palavras de carinho – isso deve permanecer para sempre.
Do contrário, ficaremos levantando pedras e arremessando-as contra todos e contra tudo. O que nos torna raivosos, invejosos e amargos é não ter coragem de escrever na areia o mal que nos fizeram. Quando aprendermos que o bem deve ser guardado em nosso coração e o mal, jogado fora, teremos aprendido a viver em paz. Comece hoje a escrever na areia aquilo que deve ser levado com o vento. Escreva em seu coração, como uma tatuagem que não se apaga, todo o bem que fizeram a você.
Padre Juarez de Castro
Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário