segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Artigo Padre Juarez: Ame com liberdade

Coisa difícil é falar sobre relacionamento. Afinal, é algo tão íntimo e tão pessoal que falar sobre esse tema seria entrar em um mundo desconhecido e cheio de surpresas. Mas eu quero conversar com você sobre as relações humanas. Nossos corações desejam tanto ser amados e tanto amar, que temos a tendência de agarrar-nos à pessoa que nos oferece esse amor, esse afeto, a todo custo. Sempre que experimentamos o amor, queremos mais e mais e, às vezes, até bem mais do que a outra pessoa está disposta a nos dar. Por isso, é muito fácil que esse amor vire uma posse. Na ânsia de sermos amados, nós caímos na armadilha de aprisionar e sufocar a pessoa que amamos tanto.
Acredite: nossos corações procuram o amor perfeito, a perfeita doação, a perfeita compreensão… Mas, o que temos que aprender é que nenhum coração é capaz de amar com perfeição porque só Deus ama perfeitamente.
Amar é uma arte que supõe dar espaço. Espaço para que o amor possa respirar e não ser sufocado. Amar não é “ter” alguém. O amado não é propriedade do outro. E amar alguém não me torna dono dessa pessoa. Amar é “ser” amado e “ser” amor para o outro. ]
Quando invadimos o espaço do outro e não permitimos que ele seja livre, nós estamos causando um grande sofrimento para esse relacionamento. Por outro lado, quando damos espaço para que o parceiro possa se mover, ser o que ele é, compartilhar e partilhar com os outros e estar em outros lugares, então o nosso amor torna-se verdadeiro. Não tão perfeito como o amor de Deus, mas um amor que caminha em busca dessa perfeição.
Amar é antes de tudo dar espaço para que o outro possa ser e possa agir. Só então encontraremos um amor que se fundamenta na liberdade e na confiança. Um amor que cresce respirando livremente e não sufocado pela posse, pelo ciúme, pelo aprisionamento doentio do outro. Essa é a proposta.
Amar é conseguir ser livre sem deixar de amar o outro com toda a intensidade. É estar ao lado de alguém sem sufocá-la. É estar junto em plena comunhão de amor até que o outro possa nos amar livremente com a mesma intensidade e liberdade.

Padre Juarez de Castro

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário