segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Artigo Padre Juarez: O verdadeiro sentido de vigiar e orar

Jônatas é baterista da banda que comigo percorre o país fazendo shows. É um músico  exemplar! E foi ele que me disse uma frase que compartilho com vocês. Tudo aconteceu em uma mesa de almoço, na estrada, em um papo sobre o que é nossa responsabilidade e o que é responsabilidade de Deus. Muitas dúvidas surgiram: onde está a ação de Deus e onde se encontra a liberdade do homem? Tudo que acontece em nossa vida é vontade de Deus? Os acidentes e as catástrofes, isso também é vontade de Deus? Será que Deus criou o mundo e deixou o resto por nossa conta?
Dúvidas e opiniões eram debatidas e ainda tínhamos muitos quilômetros de estrada esburacada pela frente. Parecia que não íamos chegar a um consenso. Foi aí que Jônatas esclareceu a questão: “Foi por isso que Jesus disse ‘vigiai’ e ‘orai’, nessa ordem”. Silêncio geral. “É isso mesmo, a ordem desses dois verbos é muito importante. Primeiro precisamos vigiar,  isto é, estar preparados, lutar por um ideal, agir com as próprias mãos, buscar justiça e praticar a Palavra. Aí então vem o orar, que é se colocar nas mãos de Deus, fazer a Sua vontade, deixar a graça acontecer”, completou. Simples assim, descobrimos o equilíbrio que procurávamos.
Vigiar e orar é a resposta para aqueles que pensam que Deus faz tudo em nossa vida e nós podemos fcar de braços cruzados esperando a graça acontecer e o milagre se fazer realidade. Nada disso: é preciso vigiar, ir à luta e escrever a própria história. Mas sem o orar, nada tem sentido. É na oração que deixamos Deus nos inspirar e fortalecer. É na oração que entramos em comunhão para que Ele seja a força na nossa fraqueza. Na oração nos entregamos ao seu amor e o milagre acontece a partir de uma parceria entre nós e Deus. Eu, fazendo o que tenho que fazer, e Ele, agindo com poder e misericórdia. Ou seja, só vigiando não chegarei a lugar nenhum, pois estarei limitado ao simples agir. Da mesma forma, somente orar não me levará muito além, pois quem só reza e não faz, cai no comodismo. E não é o Senhor que é seu escravo, é justamente o contrário: você é servo e Ele o Senhor.
A resposta estava clara: vigiai e orai. Saímos dali refeitos, não só pelo almoço, mas pela explicação do Jônatas. Naquela noite fizemos o show. Foi lindo. A banda tocou com a perfeição de sempre. O baterista estava ótimo, mas ele tinha sido ótimo mesmo lá no almoço, quando nos explicou o real e verdadeiro sentido do vigiar e orar.

Padre Juarez de Casto

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário