quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Encontro Latino-americano para bispos propõe diálogo entre as religiões



Resgatar as orientações pastorais para um diálogo ecumênico entre as religiões cristãs foi a proposta do Encontro Latino-americano de Estudos para Bispos realizado de 14 a 20 de outubro, em Embu (SP). Os documentos conciliares Lumen Gentium, Unitatis Redintegratio e Orientalium Ecclesiarum serviram de subsídios de estudo para os bispos da América Latina e Caribe.
“Este encontro constitui um momento de grande importância ao nosso ministério, para que estejamos sempre abertos ao diálogo com os irmãos de outras confissões cristãs e de outras religiões, sempre prontos a nos solidarizar com as lutas e esperanças dos pobres e excluídos”, relatou o bispo de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen.
Durante o curso, os bispos estudaram os três documentos aprovados pelo Concílio Vaticano II, no que se refere ao diálogo ecumênico e ao profetismo no âmbito teológico-pastoral. Foram abordadas também as tradições anglicana, luterana, católica e metodista e das antigas igrejas orientais e ortodoxas.
Juventude
A situação das juventudes e a experiências pastorais do trabalho com os jovens no campo ecumênico e na Igreja Católica ganhou a atenção do episcopado. Especialistas no assunto debateram sobre os movimentos juvenis sociais e eclesiais e as políticas públicas para a juventude, como também as tendências culturais e religiosas da juventude brasileira hoje.
Encontro Latino-americano de estudos é organizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), em que participam bispos das igrejas Católica Apostólica Romana, Anglicana e Metodista, do Brasil, Argentina, Paraguai e México.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário