terça-feira, 13 de setembro de 2011

Juiz de Fora terá a primeira paróquia dedicada a João Paulo II do Brasil

A Arquidiocese de Juiz de Fora vai ter a primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, com o nome de Beato João Paulo II.
O anúncio foi feito nessa quarta-feira, 24 de agosto, pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, durante o encontro de atualização do clero da Província Eclesiástica de Juiz de Fora.
A celebração oficial de criação da nova paróquia, no bairro Nova Era, está programada para o dia 22 de outubro.

Nesta semana, Dom Gil, recebeu a confirmação de Roma, de que esta é a primeira paróquia autorizada do Brasil a ter o nome do Beato João Paulo II. De acordo com o arcebispo, outras dioceses do Brasil fizeram o pedido de criação de paróquia com o nome do saudoso papa, mas a Igreja Particular de Juiz de Fora foi a primeira a fazer a solicitação.

No dia 1º de julho deste ano, o Vaticano enviou um decreto autorizando a Arquidiocese a criar uma paróquia dedicada a João Paulo II.

O sacerdote nomeado é o padre João Francisco Batista da Silva que já iniciou o serviço pastoral na nova comunidade (na época ainda sem definição de padroeiro) no dia 18 de maio deste ano.
- Antes de fazer o pedido ao Vaticano, Dom Gil conversou com povo para saber a opinião deles. É um alegria muito grande e uma honra termos a primeira paróquia do Brasil que vai prestar essa homenagem, relata.

De acordo com as normas da Igreja, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar a festa, apenas aquela que o tem como padroeiro. Assim o sacerdote acredita que o olhar de todo o Brasil vai se voltar para a cidade por estar recordando o saudoso pontífice.

A comunidade da divisão pertence ao território da atual Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Cruz. Além de Nova Era, ela abrange os bairros: Jardim dos Alfineiros, Santa Lucia, Nova Era II e Jardim Santa Isabel.
Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário