sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Santuário de Fátima associa-se a iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

Espólio do Santuário de Fátima entre os «Tesouros da Arte Sacra Nacional»
Uma visita pela paisagem construída ao longo dos séculos, quer em ambientes urbanos quer em ambientes rurais, leva à conclusão de que uma grande parte do património cultural e artístico se deveu à acção da Igreja, que sempre recorreu aos cuidados da arte para apresentar a sua mensagem de evangelização.

Essa consciência levou o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja a convidar algumas instituições eclesiais para que dessem a conhecer parte do seu património artístico e cultural. A iniciativa intitula-se, precisamente, Tesouros da Arte Sacra Nacional e tem como objectivo publicar no suplemento P2 do jornal Público 100 peças desse tesouro que deve ser valorizado.

Também a Secção de Arte e Património do Santuário se associa a esta iniciativa, dando a conhecer alguns dos tesouros do Santuário de Fátima, quer do espólio do seu Museu, quer das criações artísticas que se encontram nos diferentes lugares de culto.

Presidiram à selecção das obras critérios como os de mostrar uma variedade de disciplinas artísticas (pintura, escultura, vitral, cerâmica, ourivesaria), de evidenciar a acção mecenática do Santuário de Fátima no sentido de ter chamado autores de renome a colaborarem na sua construção, de notar a diversidade cronológica do seu acervo e, ainda, de divulgar peças menos conhecidas.

Cada obra será apresentada através de uma fotografia, de uma ficha com informações técnicas e de uma descrição sumária. Assim, entre os Tesouros da Arte Sacra Nacional, figurarão a Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima (Casa Leitão e Irmão, Antigos Joalheiros da Corôa, 1942); a Custódia neomanuelina da Quinta da Regaleira (Luiggi Manini, 1911); o Ostensório da Capela do Lausperene (Zulmiro de Carvalho, 1986); a tela intitulada “Aparição do Anjo” (João de Sousa Araújo, 1966); a pintura “Os Cavaleiros do Apocalipse” (Emília Nadal, 1992), o Vitral do Bom Pastor (Júlio Resende, 1987); os Vitrais da Capela de São José (Eduardo Nery, 1992); a escultura de Nossa Senhora de Fátima (António Teixeira Lopes, 1931); a escultura intitulada “Mestre da Beleza tão antiga e tão nova” (Irene Vilar, 2004); um Cristo indo-português (autor desconhecido, século XVII); a Cruz Alta (Robert Schad, 2007) e o painel sobre a Visão da Jerusalém Celeste (Marko Ivan Rupnik, 2007).

Marco Daniel Duarte
Secção de Arte e Património | Museu do Santuário de Fátima


Fonte: Assessoria de Imprensa Do Santuário de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário