segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seminaristas em Fátima ao serviço dos peregrinos

Repartidos por três quinzenas, entre 16 de Julho e 31 de Agosto, 19 seminaristas em formação em Portugal passaram pelo Santuário de Fátima onde estiveram ao serviço dos peregrinos e visitantes.
Durante a permanência em Fátima, os seminaristas, vindos de todo o país e a frequentar seis seminários maiores de Portugal, colaboraram com o Santuário em especial nas áreas de acolhimento e acompanhamento.

O acolhimento a cada grupo de seminaristas iniciou com um momento de formação, em que lhes foi explicado o funcionamento do Santuário e as principais tarefas e horários que lhes estavam atribuídos.
O programa diário incluiu sempre momentos de oração e de celebração e permitiu também espaços de confraternização.

O acompanhamento aos peregrinos durante o “Itinerário do Peregrino”, o acolhimento, a prestação de informações e a colaboração com os vigilantes-sacristães foram algumas das tarefas desenvolvidas.
Durante o período em que o Santuário promoveu as Férias para Mães de Pessoas com Deficiência, em três turnos, alguns seminaristas colaboraram com esta iniciativa solidária do Santuário.

O Santuário entende que com este convite aos seminaristas durante o seu tempo de férias lhes possibilita um momento de convívio e de conhecimento mútuo e também de formação. Permite que cada um descubra ou realce competências pessoais e sensibiliza-os para a mensagem de Fátima.

O Santuário de Fátima faz um balanço muito positivo desta colaboração e agradece aos seminaristas toda a dedicação.


 Mais de 150.000 mil visitantes em nove meses

Sugestão: Uma visita à exposição “Orai Comigo”

"Orai comigo" - O apelo deixado em Fátima pelo Anjo da Paz é o título da exposição inaugurada a 1 de Dezembro de 2010 e que está patente ao público nos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade,  no Santuário de Fátima, até 31 de Outubro de 2011.

 Desde o momento inaugural até ao dia 13 de Agosto, a exposição teve 154.261 visitantes.

Integrada no primeiro ano de preparação do centenário das aparições de Fátima, esta exposição evoca as aparições do Anjo.

“Colocadas em contexto que pretende evocar a ambiência bucólica dos Valinhos e de Aljustrel, as obras de pintura e de escultura e as relíquias expostas procuram proporcionar aos peregrinos e outros visitantes uma fruição estética e espiritual a partir dos relatos das Aparições do Anjo, de 1916”, explica o Comissário da Exposição, Marco Daniel Duarte. 

As entradas são livres e gratuitas.


Fonte: Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário