sábado, 24 de setembro de 2011

Turismo mundial bate recorde de 440 mi de viajantes no 1º semestre

O turismo mundial cresceu 4,5% entre janeiro e junho na comparação com o mesmo período de 2010 e bateu o recorde de 440 milhões de turistas, o que confirma, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), que apesar dos múltiplos desafios o mercado consolida a recuperação iniciada em 2010. No primeiro semestre deste ano, o número total de chegadas superou em 19 milhões o volume do mesmo período de 2010.

O aumento de turistas de viagens internacionais se ajusta em grande medida à previsão inicial divulgada pela OMT no início de 2011 e que apontava avanço entre 4% e 5% para o ano, ou seja, taxa ligeiramente superior a de 4%, considerada média de longo prazo.

Após um semestre tão positivo, a OMT disse, no entanto, que o avanço no restante do ano poderia ser moderado, já que a incerteza é crescente nos últimos meses, reduzindo o desenvolvimento das empresas e a confiança dos consumidores.

Para o secretário-geral, Taleb Rifai, é preciso ser cauteloso já que a economia mundial dá sinais de instabilidade e nervosismo crescentes, por isso que recuperar crescimento econômico sustentado e equilibrado continua sendo o grande desafio.

A OMT destaca que, com crescimento de 4,3%, as economias ricas mantiveram neste ano impulso e estão aproximando-se dos 4,8% registrados pelas emergentes, que lideraram o crescimento do turismo internacional nos últimos anos.

A tendência reflete descensos de 11% e de 13% no Oriente Médio e no Norte da África, respectivamente, devido à instabilidade política de alguns países da região, assim como o ligeiro arrefecimento do crescimento de alguns destinos asiáticos depois de 2010 como muito positivo.

Para a OMT, os resultados dos últimos meses mostram que em destinos como o Egito, Tunísia e Japão, o recuo da demanda está invertendo, por isso que pede apoio contínuo a estes países que "estão nesta quarta-feira plenamente preparados para receber visitantes do mundo todo".

A Europa atingiu os melhores resultados do que o previsto, avanço de 6%, entre outras razões pela redistribuição temporária das viagens norte-africanas e do Oriente Médio rumo à Europa meridional e mediterrânea, que avançou 7%. Contribuíram também a recuperação da região setentrional europeia (7%) e a da Europa Central e do Leste (9%).

As Américas registraram crescimento ligeiramente superior à média mundial, de 6%, sendo especialmente notáveis os resultados da América do Sul, com crescimento de 15%.

Comparativamente, a região da Ásia e do Pacífico cresceu a ritmo mais lento, de 5%, mas o suficiente para consolidar o extraordinário aumento de 13% registrado em 2010.

Com relação à receita do turismo internacional, afetado pela crise do biênio 2008-2009 e depois de uma lenta recuperação em 2010, indica que neste ano deva registra uma melhoria.
Fonte: Folha OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário