quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Núncio Bertello presidirá Governo do Vaticano

O Papa aceitou a renúncia apresentada, por razões de idade, pelo presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e presidente do Governo de Estado, cardeal Giovanni Lajolo, e nomeou para substituí-lo no cargo o núncio na Itália e em San Marino, Dom Giuseppe Bertello.

A troca será efetuada no dia 1º de outubro, segundo comunicou no último sábado a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom Bertello, de 64 anos, nasceu em Foglizzo (província de Turim, diocese de Ivrea), em 1º de outubro de 1942. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1966.

Após formar-se em Direito Canônico, em 1971, entrou para o serviço diplomático da Santa Sé, servindo o Papa nas representações pontifícias do Sudão, Turquia, e na Missão Permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas em Genebra.
Consagrado bispo em 28 de novembro de 1987, nesse mesmo ano foi nomeado pró-núncio apostólico em Gana, Togo e Benin; em 1991, foi nomeado núncio apostólico na Ruanda.

Em 1996, foi nomeado observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra e, em 19 de agosto de 1997, assumiu o cargo de observador permanente da Santa Sé na Organização Mundial do Comércio, que também tem sua sede em Genebra.

João Paulo II o nomeou núncio apostólico no México em 20 de dezembro de 2000 e Bento XVI, núncio na Itália e em San Marino em 11 de janeiro de 2007.

Ao mesmo tempo, o Pontífice nomeou, no último sábado, como secretário-geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, o prelado auditor do Tribunal da Rota Romana, Dom Giuseppe Sciacca, elevando-o à sede episcopal titular de Vittoriana.

Dom Sciacca nasceu em Catania, em 23 de fevereiro de 1955. Estudou em Catania e depois na Universidade Pontifícia Lateranense de Roma. Formou-se em Direito Canônico na Universidade São Tomás de Aquino, de Roma, e estudou Filosofia na Universidade Estatal de Catania.

Foi ordenado sacerdote em 7 de outubro de 1978 para a diocese de Acireal, onde também lecionou Filosofia e História em liceus estatais e Direito Canônico no Instituto Teológico.

Exerceu o cargo de defensor do vínculo e de promotor de justiça nos tribunais diocesano e regional de Sicília, e deste último foi nomeado juiz.

O Governo do Estado da Cidade do Vaticano é o organismo de poder executivo da Santa Sé que se ocupa da gestão do governo da Cidade do Vaticano.

Seu site oficial é http://www.vaticanstate.va.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário