sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Depoimento: Conhecer a Terra Santa: Um encontro com a Palavra Viva

por Alzenir Nogueira*
Fui à Terra Santa pela Caminhos Sagrados Turismo em setembro de 2011, grande dom de Deus e presente da minha irmã Teresa. Sua companhia me enriqueceu com sua devoção e juntas desfrutamos da grande graça que esta peregrinação nos ofereceu.
 Terra Santa, assim chamada na cultura judaica e, desde o tempo do Imperador Constantino, o Grande (274-337 d.C),também na cultura cristã; terra de Israel, Palestina e contíguos, que se tornou coração da humanidade. Jerusalém, cidade de pedras onde se ergue a antiga nação judaica, três religiões absorveram sua essência espiritual e sua força.
Três mil anos de história na cidade onde as bênçãos dos sacerdotes judeus misturam-se aos chamados dos muezins muçulmanos e aos sinos das igrejas cristãs; onde, em cada alameda e em cada casa de pedra, foram ouvidas as admoestações dos profetas; cujas torres viram nações se erguerem e caírem. E Jerusalém permanece para sempre.
Sabemos que, por toda parte, as pegadas de Jesus fizeram história, mas, detenhamo-nos em Jerusalém, como palco central de relatos bíblicos, onde desde sempre convergiam caravanas para as festas religiosas. Nesta terra, santuário vivo do sacrifício de Jesus por amor aos homens, coração da humanidade com o SIM de Maria a Deus, que gerou o Verbo; nesta terra onde ficou a marca do corpo e sangue de Jesus, com a instituição da Eucaristia e muitos outros dons, a evocação de Sua Vida clama Sua presença, Suas Palavras. Entre estas, uma ressoava em meu coração: “Onde dois ou três estão unidos no meu nome, Eu estou no meio deles”. Nesta dimensão de alma percorri os caminhos de Jesus e O encontrei Ressuscitado na Sua terra natal, como O encontro em toda parte, por onde ando.
Passaram-se séculos desde os fatos dessa história humano-divina: época bizantina, período das cruzadas, catástrofes naturais...  Templos foram erguidos, demolidos e reconstruídos. Mas, a marca de Jesus, de seus passos, de seus ensinamentos permanece gravada na Sua Palavra.
Na Terra Santa encontrei a Via Dolorosa dentro da cidade, os passos de Jesus no seu povo, o Cenáculo, onde nasceu a Eucaristia, vazio, o Sepulcro vazio, testemunhando Sua Ressurreição, porém, mais forte é a Sua Palavra que continua viva nos nossos corações, gritando que Deus nos ama imensamente, que continua vivo em meio a todas as demolições e reconstruções. E, só, espera nosso sim cotidiano como Maria, mãe de Jesus, que o testemunhou até o Calvário, para gerar vida nova entre os homens.
Em resumo, posso dizer que foi o meu segundo grande encontro com Jesus, com a Sua Palavra: “Vem e segue-me”, palavra que me deu felicidade e o sentido de realização eterna à minha vida.                         
*Alzenir Nogueira, também conhecida como Zeninha ou Maridês, é passageira da Caminhos Sagrados Turismo e viajou com a Caravana Grandes Emoções em Setembro de 2011. Veja as fotos da caravana:

Israel:
Roma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário