sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Artigo: Educar os jovens para a Justiça e a Paz

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul
O ano de 2011 chega ao fim. Suas marcas ficarão para a história, sendo que alguns o lembrarão com saudades e outros com tristeza. Para a Diocese de Santa Cruz do Sul foi o ano em que deslanchamos o Plano Global de Formação, retomamos o trabalho de evangelização da juventude e fizemos ecoar a Campanha da Fraternidade que nos convidava a promover a vida no Planeta Terra.
Diante de nós se descortina o ano de 2012. Vários são os projetos que temos como Diocese, sendo que três deles merecerão destaque especial: a Assembléia Diocesana de Evangelização marcada para os dias 17 e 18 de novembro, a peregrinação da cruz da Jornada Mundial da Juventude que estará em nosso meio nos dias 14 e 15 de novembro e a busca de diálogo com as organizações da sociedade conforme prioridade assumida nas nossas Diretrizes Diocesanas. Além disso, estaremos envolvidos na campanha “Fraternidade e saúde pública”, que a Igreja realiza durante a quaresma com o título de Campanha da Fraternidade.
Para o dia 1º de janeiro, que é o Dia Mundial da Paz, Bento XVI, seguindo uma tradição de 45 anos, publicou uma mensagem com a qual pretende dar algumas diretrizes para o ano que se inicia. O tema é “Educar os jovens para a justiça e a paz”. Começa dizendo que “o início do novo ano, dom de Deus à humanidade, induz-me a desejar a todos que este tempo que se abre diante de nós, fique marcado concretamente pela justiça e a paz”. Convoca o povo a “olhar para o ano de 2012 com atitude confiante”, apesar do sentimento de frustração que tomou conta do povo “por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia”.
A atitude confiante é mais visível na juventude, que com seu entusiasmo e idealismo pode oferecer uma nova esperança ao mundo. Por isso “prestar atenção ao mundo juvenil, saber escutá-lo e valorizá-lo para a construção dum futuro de justiça e de paz não é só uma oportunidade mas um dever primário de toda a sociedade”.
No final da mensagem de seis páginas, dirigindo-se especificamente aos jovens o papa diz: “Sabei que vós mesmos servis de exemplo e estímulo para os adultos, e tanto mais o sereis quanto mais vos esforçardes por superar as injustiças e a corrupção, quanto mais desejardes um futuro melhor e vos comprometerdes a construí-lo. Cientes das vossas potencialidades, nunca vos fecheis em vós próprios, mas trabalhai por um futuro mais luminoso para todos. Nunca vos sintais sozinhos! A Igreja confia em vós, acompanha-vos, encoraja-vos e deseja oferecer-vos o que tem de mais precioso: a possibilidade de levantar os olhos para Deus, de encontrar Jesus Cristo – Ele que é a justiça e a paz”. E, voltando-se para os “homens e mulheres que tem a peito a causa da paz”, o papa arremata: “Unamos as nossas forças espirituais, morais e materiais, a fim de « educar os jovens para a justiça e a paz".
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário