segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como vencer qualquer dor

por Padre Juarez de Castro

De repente, o choro que vem sem avisar. Uma dor no meio do peito. No fundo da alma, angústia. A príncipio, os motivos e causas de tanto sofrimento são desconhecidos. Eis a depressão: doença silenciosa que maltrata o ser humano e, de tão abrangente, fere também quem nos cerca. Aos poucos, você vê surgir perguntas que, ao longo do tempo, serão repetidas à exaustão – às vezes, pelas mesmas pessoas: “Por que está assim? Você não tem tem tudo? Saúde, casa e filhos maravilhosos?”. Os questionamentos, claro, são de quem não entende o que, para você, parece óbvio: essa dor não tem explicação. Trata-se de uma doença solitária. Afinal, nenhuma palavra é capaz de traduzir com fidelidade a tal dor poderosa. Aliás, tanto poder suga suas energias a ponto de comprometer sua vida amorosa, social…
A depressão é doença que atinge, sem dó nem piedade, todos e em todos os tempos. Não é, como algumas pessoas afirmam, “problema de rico”. E tampouco adianta seguir os conselhos de quem, educadamente, manda você procurar uma atividade para passar o tempo. Em outras palavras, talvez, queiram dizer: “Vá lavar um tanque de roupa, pois isso é falta de serviço!”.
Depressão não se traduz como a tristeza sentida quando algo de ruim acontece no dia a dia. Também não se justifica quando nos chega à mente aquela lembrança saudosa de alguém querido que morreu. Esse tipo de sofrimento é natural, pois tem fundamento e razão de ser. Depressão é diferente, é caracterizada pela dor que vem do nada. E, pior, sem explicações racionais capazes de abrandar seus efeitos. Ela não se explica, apenas é sentida – e como dói!
A doença deve ser levada a sério. E se não podemos, levianamente, chamá-la de tristeza passageira, também não devemos classificá-la como “coisa” espiritual. Acredite, apenas rezar não irá resolvê-la.
Erroneamente as pessoas enveredam pelo caminho da espiritualidade como única saída para o problema. E, pior, acreditam ser capazes de vencê-lo sem ajuda da ciência. Então, investem em rezas, novenas, velas… E a depressão não passa. Por quê? Ora, a fé não age sozinha, ela não é magia! A fé age com o esforço de quem quer mudar sua sorte e busca os meios bons e verdadeiros para se tornar vitorioso. O certo é atacar o problema com o que Deus nos deixou em sua sabedoria: os remédios e os especialistas para receitá-los. Depois, claro, entram em ação a nossa fé e oração.
Afinal, se depressão é doença que fere o corpo e a alma – logo, as duas dimensões devem ser tratadas. O corpo com medicamentos e a alma com a oração. As duas coisas juntas. Escutar o doutor é um sinal: você quer se ajudar. As drogas darão a você condições físicas para que o seu espírito possa reagir e sarar. Nesse momento é que surge a fé. E ela vem com energia e capacidade de fortalecê-la com esperança. Qual é a consequência disso? Caminhos abertos para Deus agir com o seu amor. Logo, é necessário ajudar para que Ele a ajude. Traduzindo: você precisa dar condições para que Deus faça a sua parte.
Quando isso acontece, vencemos qualquer dor, até aquela que achávamos impossível superar. Quando confiamos no amor de Deus e no conhecimento plantado por Ele nos cientistas e estudiosos, seremos fortes como Ele. E nada poderá tirar nossa paz. Nem a depressão!
Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário