quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Papa visita México e Cuba em março

Bento XVI vai ser recebido por Raul Castro. Líbano é destino possível para 2012, adianta porta-voz do Vaticano.
A viagem de Bento XVI ao México e Cuba vai decorrer entre 23 e 28 de março, anunciaram as respetivas Conferências Episcopais, que vão receber a primeira visita do atual Papa aos dois países.
A deslocação conta com passagens pela cidade mexicana de León (23 a 26), Santiago de Cuba e Havana (26 a 28).
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, tinha revelado que o Papa não iria deslocar-se à Cidade do México, capital do país, por causa da “altitude”, optando pelo Estado de Guanajuato, na região central.
Este responsável adiantou, por outro lado, que Bento XVI espera visitar o Líbano em 2012, afirmando que esta é “uma esperança, não ainda uma certeza”.
O Papa foi convidado oficialmente pelo primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, e a visita ao país pode ser a ocasião escolhida para a publicação do documento conclusivo (exortação apostólica) do Sínodo dos Bispos sobre o Médio Oriente, realizado no Vaticano, em 2010.
A agenda de Bento XVI para o novo ano inclui ainda uma visita à cidade italiana de Milão, em junho, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias.
No dia 12 de dezembro, o Papa anunciou que iria visitar o México e Cuba, em 2012, antes da Páscoa [8 de abril], para “proclamar a Palavra de Cristo” e reforçar a “convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar”, lembrando João Paulo II que, em 1983 e na América Latina, lançou pela primeira vez o "programa de uma nova evangelização".
O beato João Paulo II visitou Cuba em 1998 e esteve no México em cinco ocasiões (2002, 1999, 1993, 1990 e 1979).
Esta será a terceira viagem de Bento XVI ao continente americano, após as viagens ao Brasil (2007) e aos Estados Unidos da América (2008).
No México, a viagem centra-se na cidade de León, onde o Papa deverá chegar na tarde de 23 de março, sexta-feira, sendo acolhido oficialmente pelo presidente da República do México, com o qual terá um encontro no sábado à tarde.
No dia 24, Bento XVI encontrar-se-á também com crianças e outros fiéis, na Praça da Paz da cidade de Guanajuato.
No domingo, vai decorrer uma missa presidida pelo Papa no Parque Bicentenário, município de Silao, sob um monumento a Cristo-Rei, seguindo-se um encontro com representantes das 91 dioceses do México.
À tarde, na catedral de León, durante a celebração de Vésperas, Bento XVI dirigirá uma mensagem aos episcopados da América Latina e Caraíbas.
Na manhã do dia 26 decorre a partida para Cuba, com chegada a Santiago, onde o Papa vai ser acolhido pelo presidente Raul Castro e pela Conferência Episcopal Cubana, antes de uma missa, ao fim da tarde, na Praça da Revolução ‘Antonio Maceo’.
Na manhã de 27, Bento XVI fará uma visita privada ao santuário mariano nacional de Nossa Senhora da Caridade, padroeira de Cuba, partindo depois, de avião, para a capital, Havana, onde deverá chegar ao meio-dia.
O programa do segundo dia em solo cubano inclui um encontro com o presidente da República e uma reunião com os bispos locais.
A viagem papal a Cuba encerra-se com uma missa na Praça da Revolução ‘José Marti’, Havana.
Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário