sábado, 21 de janeiro de 2012

OMT projeta 1 bilhão de viagens em 2012

O turismo internacional alcançará neste ano o número recorde de 1 bilhão de passageiros segundo o relatório do último Barômetro da OMT para o turismo mundial que está sendo divulgado hoje.  Mesmo com o ritmo um pouco mais lento, o crescimento continuará. Os números do recém terminado 2011 indicam que, apesar dos inúmeros problemas, houve um crescimento acima de 4% e que o número de viajantes chegou a 980 milhões.

«O  turismo internacional bateu  novos recordes em 2011, a pesar das condições difíceis”, manifestou o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. «Para un setor que  é responsable diretamente por 5 % do PIB mundial, e de 6 % das exportações, além do emprego de uma em cada 12 pessoas, os resultados foram alentadores, especialmente por cegar em um momento no qual necesitamos urgentemente de atividades que estimulem o crescimento e a geração de empregos”, completou.

Os viajantes de 2011 foram mais de 50 milhões acima de 2010 (939 milhões), mesmo com um ano de problemas econômicos, grandes mudanças políticas no Oriente Medio e Norte de África, na chamada ‘Primavera Árabe’, desastres naturais no Japão. A força do turismo prosseguiu ativa e, a Europa foi o continente que apresentou o melhor rendimento(+6 %).

Por regiões a América do Sul alcançou o principal posto (+10 %). E, de modo contrário aos anos anteriores, o crescimento foi maior nas economias já avançadas (+5,0 %)  enquanto as emergentes (+3,8 %), não continuaram no ritmo anterior.

Conferindo números de chegadas: na Europa foram 503 milhões, 28% dos 41 milhões de viagens internacionais adicionais durante o ano. Os destinos da Europa Central e do Leste registram os melhores índices (+8%), refletindo-se também, em parte, pelos problemas políticos e de segurança do Oriente Médio e Norte da África.  Os destinos do Mediterrâneo também se beneficiaram de um fluxo maior procedente de mercados emissores como Escandinávia, Alemanha e da Rússia.

Ásia e Pacífico (+6 %) r recebeu 11 milhões a mais em 2011, com um total de 216 milhões. A Asia Meridional e o Sudeste Asiático (+9 % en ambos casos)  mostraram uma forte demanda intrarregional. A Oceania (+0,3 %) foi a região de maior queda.

Nas Américas (+4 %)  aumento de 6 milhões, 156 milhões no total. O incremento da América do Sul pelo segundo ano consecutivo, liderando o crescimento. América Central e Caribe (+4 % en ambos casos) conseguiram manter as taxas de 2010. A América del Norte,  melhorou, foram 3 %, a mais e 100 milhões de turistas no ano.

Na África 50  milhões, destaque para os destinos subsaharianos (+7 %)  contrastando com as perdas no Norte de África (-12 %). O Oriente Medio (-8 %) perdeu 5 milhões de chegadas, ficando em 55 milhões, porém, com alguns destinos, como Arabia Saudita, Omán e Emiratos Árabes Unidos, continuando a crescer.

Os dados disponibilizados sobre ingressos e gastos do turismo internacional em 2011 estão em sintonia com a tendência positiva observada.

Entre os  dez principias destinos turísticos, nos Estados Unidos (+12 %), Espanha (+9 %), Hong Kong (China) (+25 %), Reino Unido (+7 %). Na lista dos dez com maores gastos, os emergentes China (+38 %), Índia (+32%) Russia (+21 %), e o  Brasil (+32 %).
Os Resultados do turismo mundial em 2011 e as perspectivas para 2012 (em inglês ) estão em: http://mkt.unwto.org/es/barometer

Barômetro OMT del Turismo Mundial (): http://mkt.unwto.org/es/barometer


Fonte: Brasilturis

Nenhum comentário:

Postar um comentário