sexta-feira, 13 de julho de 2012

Além do Brasil o Papa Bento XVI poderia viajar à Colômbia, ao Chile ou ao Panamá em 2013


O Papa Bento XVI poderia voltar a visitar um país da América Latina em julho de 2013, aproveitando a viagem ao Brasil pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), e poderia ser a Colômbia, o Panamá e Chile.

Nas últimas semanas estas nações reforçaram gestões para obter que o avião papal “desvie” sua trajetória e aterrisse em algum destes países, segundo a imprensa italiana.

O governo da Colômbia já estendeu seu convite ao Papa e a Conferência Episcopal deste país também o fez em 22 de junho durante um encontro com Bento XVI, na conclusão da visita ad limina de um grupo de bispos do país aos quais o Pontífice respondeu que "Deus o dirá", informou o diário italiano La Stampa.

Além disso, assinala que outro dos governos empenhados em obter uma visita papal é o Panamá já que em 2013 se cumpre o quinto centenário da criação da primeira diocese em terra firme do Continente Americano que é a de Santa María La Antigua, no território panamenho.
Com este motivo, convocou-se um especial ano jubilar que terá início no dia 28 de novembro deste ano e ao qual o Papa enviará como representante o prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet.

Conforme destaca o jornal, o vice-chanceler do Panamá, Francisco Álvarez Del Soto, convidou o Papa a seu país durante sua visita ao Vaticano no fim de maio e o Papa, uma vez mais, respondeu que "tudo depende de Deus". Continuando, Álvarez se encontrou com o subsecretário para as Relações com os Estados da Sé Apostólica, Ettore Balestrero.

Por sua parte, o embaixador do Chile, Fernando Zegers Santa Cruz e o intendente de Coquimbo, Sergio Gahona, reiteraram no último 20 de junho seu convite ao Papa, feito já pelo presidente Sebastián Piñera em março de 2011, com motivo da bênção da Porta da Cruz do Terceiro Milênio ao finalizar uma audiência geral.

O jornal italiano destaca o êxito da visita do Santo Padre ao México e a Cuba no mês de março e afirma que o entorno papal vê com boas possibilidades que a peregrinação ao Brasil no próximo no seja ocasião para a visita a outro país latino-americano.



Fonte: ACI Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário