quarta-feira, 18 de julho de 2012

Edifício monumental de sinagoga foi descoberta em escavações na Galiléia


Um edifício monumental de uma sinagoga que data do período romano tardio (cerca de IV e V de séculos da era cristã) foi descoberto em escavações arqueológicas em Hukok na Galiléia, em Israel.
As escavações estão sendo realizadas por Jodi Magness da University de North Carolina em Chapel Hill e David Amit e Suá Kisilevitz da Autoridade de Antiguidades de Israel, sob o patrocínio da UNC , Brigham Young University em Utah, Trinity University, no Texas, e a Universidade de Oklahoma e da Universidade de Toronto, no Canadá. Estudantes e funcionários da UNC e as escolas do consórcio estão participando na escavação.
Hukok é uma antiga aldeia judaica localizada a aproximadamente 2,5 km a oeste de Cafarnaum e Migdal (Magdala). Nesta segunda temporada de escavações que revelaram partes de um piso de mosaico impressionante e o interior da decoração do edifício da sinagoga. O mosaico, que é feito de pequenos cubos de pedra colorida de alta qualidade, inclui uma cena que descreve as chamas de Sanão, colocadas presas nas caudas de raposas (como relatado no livro de Juízes 15).
Em outra parte do mosaico, duas figuras humanas (aparentemente do sexo feminino) enfrentam um flanco, um medalhão circular com uma inscrição em hebraico que se refere a recompensas para aqueles que praticam obras.
"Esta descoberta é significativa porque os edifícios são de apenas um pequeno número de (Late Roman) sinagogas antigas que são decoradas com mosaicos que mostram cenas bíblicas, e apenas dois outros têm cenas com Sansão (um está em um outro local, apenas pouco mais de dois quilômetros de Hukok)", disse Magness. O Professor Kenan, distinto no departamento de estudos religiosos na faculdade de UNC de Artes e Ciências. "Estes mosaicos são também importantes devido à sua elevada qualidade artística e do tamanho pequeno dos cubos de mosaico. Isto, juntamente com o tamanho monumental das pedras usadas para construir as paredes da sinagoga, sugerem um elevado nível de prosperidade nesta aldeia, como o edifício claramente. "
As escavações estão programadas para continuar no verão de 2013.

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário