sábado, 21 de julho de 2012

Sites ajudam a explorar as Capitais Europeias da Cultura


Desde 1985, a cada ano a Europa escolhe ao menos uma de suas cidades para ser Capital Europeia da Cultura.

A iniciativa de eleger cidades como sedes de eventos culturais durante um ano inteiro já foi adotada por mais de 40 locais, de Estocolmo a Gênova, passando por Atenas e Cracóvia.

As capitais europeias são escolhidas pelo Conselho da União Europeia. O site da Comissão Europeia (ec.europa.eu/culture ), que pode ser visto em inglês, alemão e francês, traz a história do projeto e fala de seus objetivos. As informações sobre as capitais da cultura estão disponíveis no menu do lado esquerdo da tela.

A seção "Choosing a capital" explica de forma didática o processo de seleção das cidades, abordando todos os estágios da candidatura.

Clicando em "Past Capitals", é possível ver a lista de cidades que já receberam o título. Já em "Future Capitals" há a lista de localidades já eleitas até 2014.

Em "Competitions for 2015-2019", são listados os países que deverão selecionar locais para concorrer ao título nos próximos sete anos, sendo dois países por ano.

Este ano, as cidades escolhidas são Guimarães (www.guimaraes2012.pt ), em Portugal, e Maribor (www.maribor2012.eu/en ), localizada na Eslovênia.

Cada Capital Europeia da Cultura tem um site próprio, disponível em inglês e na língua do país, com os horários e locais dos eventos que fazem parte da programação cultural das capitais. Vídeos e galerias de fotos dos eventos estão disponíveis.

Pelos sites é possível comprar ingressos e encontrar informações turísticas das cidades. Na página de Guimarães, por exemplo, há seções indicando o que fazer, onde ficar e o que comer na cidade. O visitante pode ainda fazer reservas de pacotes turísticos e hotéis na cidade.

No site de Maribor, o turista terá maior dificuldade para reservar um hotel, já que a lista de opções não deixa clara sua localização, e a alternativa de separar os hotéis por região não funciona para quem não é familiarizado com o país.

As informações turísticas sobre o destino também estão escondidas: é preciso clicar em "Visitors", depois em "Visit Maribor" e, finalmente, em "Tourism" para ler as dicas da cidade.

Em 2013, o título passará para a cidade francesa de Marselha (www.mp2013.fr ) e para Kosice (www.kosice2013.sk ), na Eslováquia. Ambas já colocaram na internet suas páginas como Capitais Europeias da Cultura.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário