quinta-feira, 26 de julho de 2012

JMJ RIO2013: faltam 364 dias para o grande evento


No próximo ano, os jovens católicos do mundo todo estarão no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, que irá de 23 a 28 de julho. Trata-se de um evento muito importante para a Igreja brasileira: por isso, para dar início à contagem regressiva, exatamente a 365 dias do início do evento, estes dias são a ocasião para uma série de iniciativas onde os protagonistas são os próprios jovens.

A primeira iniciativa aconteceu na semana passada com o lançamento da Oração oficial da JMJ2013: o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta a entregou a milhares de jovens no centro da cidade durante a adoração eucarística. O texto foi impresso num santinho que traz as imagens dos padroeiros escolhidos para a JMJ do Rio. Junto com estas modalidades tradicionais de divulgação, a organização está investindo muito nos social network, que já se apresentam como importantes para o encontro de 2013. Assim a oração já se tornou um vídeo no YouTube em que alguns jovens brasileiros dão rosto e voz ao pedido dirigido a Deus para poderem ser “os evangelizadores de que a Igreja necessita no Terceiro Milênio”.

Ao mesmo tempo a JMJ do Rio já está no Twitter, onde, sobretudo, o seguimento português já se revele muito ativo. Uma segunda iniciativa aconteceu exatamente neste domingo, 22 de julho e envolveu todo o Brasil: em todas as Dioceses a Pastoral Juvenil organizou uma marcha não competitiva Bote fé na vida. Foi a primeira vez que um evento destes aconteceu ao mesmo tempo em todo o País e a ideia foi exatamente a de promover a mensagem da Jornada Mundial da Juventude, através do esporte. No Rio, o evento aconteceu na praia de Copacabana, o lugar escolhido para o encontro no próximo ano entre o Papa e os jovens. Os participantes realizaram – correndo ou caminhando – um percurso de cinco quilômetros.

O momento culminante desta série de iniciativas será o encontro do próximo fim de semana, desta vez no grande estádio do Maracanã. Será um encontro de três dias – de sexta-feira 27 a domingo 29 – com o tema Preparai o Caminho e estão sendo esperadas mais de 50 mil pessoas.
Mas qual Rio de Janeiro os jovens irão encontrar? Quem nos responde é o Padre Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais da Jornada.



Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário