segunda-feira, 23 de julho de 2012

Artigo Padre Juarez: Para o alto e avante! Eleve sua autoestima

Por Padre Juarez de Castro

Estava conversando com uma senhora e ela me disse: “Estou com a autoestima lá embaixo”. Aliás, sempre escuto as pessoas dizerem que estão com baixa autoestima ou mesmo condenarem os outros, acusando-os de serem negativos. O que será isso? O que é exatamente baixa autoestima e o que fazer para levantá-la?

Autoestima é a qualidade de quem está satisfeito consigo mesmo. Ela pode ser positiva, quando a pessoa se valoriza. Ou negativa, quando ela não enxerga nada de bom em si mesma. Os sinais da baixa autoestima são claros – insegurança em tudo o que faz; perfeccionismo exagerado é outra característica. A pessoa não se permite errar e, quando comete um deslize, fica profundamente decepcionada. Tem dúvidas sobre tudo e sobre todos. Nutre uma carência e uma necessidade de agradar todo mundo, seja com gestos ou palavras. É claro que, ao lado de tudo isso, há tristeza, insatisfação e até depressão.

Ora, ninguém foi feito para a tristeza e nem para passar a vida sem olhar para as próprias qualidades.

É importante tomar uma atitude. Caso você tenha se encaixado nas características acima, dê uma guinada em sua vida.

Quero ajudar você a se livrar desse fantasma da baixa autoestima. Vou lhe dar sete passos, ou melhor, sete tarefas para você cumprir e descobrir a pessoa maravilhosa que você é.

1. Pare agora com os pensamentos negativos. É certo que durante o dia você tenha alguns motivos para focar triste, mas você deve se apegar àquilo que foi bom e bonito em seu dia.

2. Busque agradar a si mesma. Você gasta muito tempo sendo boazinha com os outros, isso é ótimo, mas não se esqueça de si mesma. Faça as coisas que gosta. Coma sua comida preferida e faça um passeio agradável, por exemplo.

3. Pare de imitar os outros. Nada de ficar imitando o estilo de artistas ou daquela amiga que admira. Valorize-se como você é. Não se projete nos outros.

4. Lembre-se: erro é diferente de fracasso. O fato de ter cometido um erro não significa que você fracassou. Pelo contrário, os erros nos preparam para a vitória. Errando é que encontramos o caminho certo. Não tenha medo de errar, pois se errou é porque tentou. E só vence quem tenta uma, duas, três ou até mil vezes.

5. Destaque seus sucessos. Pare de falar de seus erros e comece a contar seus acertos. Fale para as
pessoas das coisas que deram certo pra você e evidencie seus êxitos.

6. Planeje seus objetivos e lute para realizá-los um a um. Não tenha medo do futuro e nem se cobre pelo tempo que está passando. Pense somente numa coisa: “Eu vou conseguir! Quando? Não importa, o que importa é que conseguirei!”.

7. Valorize-se. De todas as dicas, essa é a mais preciosa. Não espere que as pessoas a valorizem. Isso é algo que deve partir de você. Mostre ao mundo seus dons e suas qualidades. Agir assim não é falta de humildade; ao contrário, é justiça com você mesma. Não espere os outros elogiarem seu trabalho, antecipe-se e elogie antes.

Enfim, você sabe que tem qualidades e que elas estão sufocadas dentro de você. Está na hora de fazer alguma coisa. E a hora é essa. Depois de ler este texto, não fique aí parada, tá? Vamos lá! Há muito o que fazer em busca da felicidade!

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário