sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Colocar-se a caminho

Caminhar é próprio do ser humano. Enquanto se caminha ou viaja, contemplam-se as paisagens da natureza; admiram-se as obras de arte; encontram-se amigos.
Em todas as religiões existe o sentido de peregrinar. Deus acompanhou seu povo pelo deserto e o introduziu na Terra Prometida. Em Jesus Cristo veio habitar entre nós e se fez companheiro de viagem. Jesus mesmo se fez caminho para chegarmos ao Pai.

O Cristão se entende como caminheiro do Absoluto. Já nos primeiros séculos do cristianismo, muitos fiéis peregrinavam para os lugares da Terra Santa. Mais tarde, Santiago de Compostela e Roma tornaram-se meta de muitas peregrinações.

Entre os muitos lugares a serem visitados estão os santuários. Lugares que se destacam pela presença e ação de pessoas que viveram de modo intenso o amor a Deus e ao próximo.

No sul das Gerais temos um itinerário a percorrer. Partimos de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João Del Rei. Ali nasceu Francisca de Paula de Jesus. Filha de escrava, ainda criança mudou-se com a mãe e o irmão para Baependi. Aqui levou uma vida de oração e de caridade. Aqui faleceu, com fama de santidade.

Passamos por Campanha. Aqui nasceu Francisco de Paula Victor. Fez alguns estudos e aprendeu a arte de alfaiate. Encontrou-se com Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana, que o aceitou no Seminário. Ordenou-se sacerdote e permaneceu alguns meses em sua cidade natal.

Terminamos em Três Pontas. Aqui o Servo de Deus exerceu o ministério sacerdotal por 53 anos. Dedicou-se ao povo simples e edificou uma escola para as crianças. Maduro em idade e em virtudes, sua fama de santidade perdura até hoje.

Ao peregrinarmos por estes lugares, visitamos os locais que nos recordam a presença e o bem-fazer dessas pessoas que agradaram a Deus. Mas, sobretudo, O adoramos e lhe agradecemos porque Ele continua realizando maravilhas por intercessão delas.

O turismo religioso é uma oportunidade para descobrirmos a presença amorosa do Senhor no seus santos. Estes já fizeram a travessia: rumaram deste mundo transitório para o definitivo em Deus.

Que possamos todos acolher o convite do seguimento a Jesus e nos colocarmos a caminho e proclamarmos: Ele está vivo e nos precede na Galileia!

Com meu abraço e minha benção,

Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm
Bispo da Diocese da Campanha - MG

Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário