sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Arquidiocese do Rio anuncia Campanha da Fraternidade 2012 sobre saúde pública

Leigos, profissionais da saúde e membros do clero puderam participar do lançamento Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade 2012, nesse sábado, 28 de janeiro, na Catedral de São Sebastião.
Eles puderam ouvir e partilhar preocupações e soluções que envolvem o tema proposto para a Campanha desse ano que será Fraternidade e saúde pública, com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
O encontro começou com uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Pedro Cunha e demais sacerdotes. Além de uma preparação para o anúncio da CF, a Santa Missa também foi intencionada às vitimas do desabamento dos três prédios do Centro da cidade.
- Rezemos também pelas vítimas das tragédias no Rio de Janeiro, pelos falecidos, pelas suas famílias, pela cidade toda, que, de uma forma geral, se entristeceu com os desabamentos. Pedimos a Deus que a solidariedade e a fraternidade se difundam cada vez mais, não somente nesse momento de dor, mas durante toda a vida, pediu Dom Orani.
Durante a Homilia, o Arcebispo lembrou a necessidade de Jesus Cristo estar no coração de cada um e ressaltou que, com a Campanha da Fraternidade sobressaia a dignidade humana e o bem do próximo.
- Somos chamados a colocar nossos corações em Cristo, somos chamados a perceber a necessidade da conversão. Com esse tema da Campanha da Fraternidade ligado à saúde pública, queremos pedir que não predominem os interesses e sim o bem do outro, disse.
O principal objetivo da CF 2012 é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil tendo em vista uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos, além de mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.
O Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel Manangão ressaltou que, apesar de ser implementada oficialmente na Quaresma, a Campanha da Fraternidade deve ser vivenciada todos os dias.

- A Campanha deve ser vivenciada não apenas em um momento litúrgico específico, mas em todos. É viver é tentar colocar o que aprendemos em prática. Cada um de nós deve pensar em como nos encaixamos nessa Campanha da Fraternidade, afirmou.
Tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude que irá acontecer no Rio de Janeiro em meados de 2013, o Cônego motivou os jovens a participarem ativamente tanto da Campanha da Fraternidade como da Pastoral da Saúde.
- Os jovens precisam se engajar mais. Temos que entendê-los para que possamos aproveitar o dinamismo deles porque a nossa Igreja é viva, ressaltou.
A Igreja, no exercício de sua missão, presta serviços relevantes à Saúde, um exemplo é a própria Pastoral da Saúde. O Coordenador Arquidiocesano da Pastoral, Diácono Sérgio Catão, deu uma palestra aos presentes no qual ressaltou aspectos da Campanha da Fraternidade de 2012. Ele destacou a importância das paróquias terem uma Pastoral da Saúde articulada, pois, segundo ele, muitos ainda pensam que a Pastoral é apenas direcionada aos enfermos.
- Esperamos que, através dessa Campanha da Fraternidade, muitas paróquias se mobilizem e criem suas próprias Pastorais da Saúde. Muitos pensam que a Pastoral da Saúde é apenas ligada aos enfermos, mas existem outras duas dimensões: a comunitária e a político-instituicional, disse.
A Pastoral da Saúde da Paróquia Santo André é uma das que estão preparadas para a Campanha da Fraternidade. A coordenadora da Pastora da Saúde da Igreja, Janey Monouse explica que os voluntários dão assistência aos hospitais da região, como a Casa São Luiz e o Hospital dos Servidores, e realizam reuniões periodicamente.
- Nós damos palestras para os jovens, fazemos reuniões nos primeiros sábados de cada mês, onde abordamos assuntos relacionados à Campanha da Fraternidade e, agora em abril estamos preparando uma feira da saúde, informou Janey.
Fonte: Portal UM



Nenhum comentário:

Postar um comentário