segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Artigo Padre Juarez: Um Jeito Novo de ver o amor

por Padre Juarez de Castro


Há poucas coisas mais difíceis de fazer do que falar sobre o amor. Esse sentimento transformador tem um poder tão gigante quanto a dificuldade de explicá-lo. Sei que já escrevi sobre ele aqui, mas, como essa palavrinha se traduz em tantas emoções, decidi retomar.
Não é à toa, aliás, que muitas leitoras escrevem para VIVA! pedindo conselhos amorosos. A grande parte sente que não conta com a sorte nos relacionamentos ou é rejeitada pelos companheiros. Então, quero falar sobre uma maneira diferente de ver o amor: por meio dos cinco sentidos. Talvez, ao pensar de maneira inusitada a respeito dele, possa ter outras atitudes e, assim, resultados melhores.
Não existe nada no intelecto que não tenha sido filtrado pelos sentidos. Tudo o que está na mente um dia passou pela visão, pelo olfato, pela audição, pelo tato e pelo paladar. Daí vem a explicaçãode nos lembrarmos de algo ou alguém pelo cheiro, som ou gosto. Portanto, se as lembrançasficam guardadas no coração por aquilo que vem pelos sentidos, devemos agradar aos outros por intermédio deles também, certo?
Visão
Esteja sempre linda para deliciar os olhos de quem a vir. Cuide da aparência, penteie o cabelo, experimente um corte novo. Use maquiagem, passe cremes para hidratar a pele, goste do que vê no espelho. Em resumo, permita que a vejam como uma das mais belas criações de Deus.
Olfato
Deixe que sintam seu cheiro. Perfume-se sem exagero. Passe cremes com aromas agradáveis. Esteja com as roupas sempre bem cuidadas. Essas atitudes fazem um bem e tanto para quem está ao seu lado, já que mostra que se importa com si mesma e com os os outros.
Audição
Atraia as pessoas próximas pela sonoridade da voz. Isso significa que as palavras devem ser medidase que o volume não pode ser tão alto (para que os ouvidos dos que ouvem não sejam feridos). Transpareça a serenidade de quem sabe ouvir mais do que falar.
Tato
Mostre afeto pelo toque. Não tenha medo de se aproximar dos seres humanos. Abrace-os, beije-os, acaricie-os, aperte a mão e empreste os ombros para que se sustentem. Não basta dar apoio moral: o toque é essencial para que percebam sua presença de amor.
Paladar
Ofereça emoções saborosas que fiquem marcadas na alma. Pode ser por meio de um bolo que preparou com carinho. Mas vale dizer que o ato de amar pelo paladar não precisa ser entendido de maneira literal. Gostoso também é dar uma palavra de estímulo; escrever um e-mail sobre a saudade que sente; abrir aquele sorriso gigante que conforta a todos; ou simplesmente apreciar um pôr do sol. Esses atos tem sabor de paz. Por fim, delicioso mesmo é saber que Deus a ama e quer vê-la feliz.
Fica ainda melhor quando desejamos que os outros sejam também amados por Ele. Confie no amor que sente: por você mesmo e pelos que estão ao seu redor. Quando se crê de verdade nisso, tudo dá certo.
Fonte: Revista Viva!Mais

Um comentário:

  1. Lindos conselhos e todos muito verdadeiros e só ser colocado em prática todos os dias que as nossas vidas ficaram agradavél e feliz porque nos seres humanos vivemos mesmo de muito afeto carinho,um grande amor,e tudo que de bom a vida possa nos oferecer,mais em tudo o que mais conta e amar muitos a nós mesmo,e a todos que nós oferece amor....

    ResponderExcluir