segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Artigo Padre Juarez: O que fazer para sair do inferno

por Padre Juarez de Castro

Todos nós queremos o céu hoje. Afinal, a maioria das religiões ensina que nosso destino, após a morte, nos preencherá de paz e felicidade. Alguns chamam esse lugar de paraíso. Outros, de nirvana, de jardim do Éden… Fato é que estamos todos a caminho do tão querido e sonhado céu.
Nessa constante busca por ele, porém, vejo diversas atitudes que não condizem com o genuíno objetivo. Deixe-me explicar melhor: observo muita gente que diz estar procurando a alegria e o amor que o céu um dia nos dará, contudo não faz absolutamente nada para viver essas emoções aqui mesmo, na Terra. Essas pessoas apenas olham para o futuro e fazem do presente um verdadeiro inferno. Elas desejam viver bem, com serenidade, mas não se esforçam para que esse sentimento comece dentro da própria casa, nas relações familiares ou com amigos, por exemplo.
Como querer a paz se eu mesmo não a produzo? Como almejá-la se, da minha boca, saem fofocas e maledicências? Ora, não pode ser justo ter o céu pronto se não contribuo para a construção dele. Já ouvi muitos falarem que o inferno é na Terra. Entretanto, ressalto: da mesma forma, o paraíso começa aqui. Não há como simplesmente esperar o que está por vir. Temos de nos comprometer com o céu agora, trabalhando para fazer deste um tempo de felicidade. Para isso, basta amar. Ser justa, misericordiosa, compassiva. Perdoar e começar de novo. Se quer alcançar tudo o que sonha e planeja para o céu no futuro, tome atitudes agora. Não fique sentada, esperando as coisas acontecerem. Perdeu o emprego? Vá à luta. O casamento não vai bem? Procure saber onde estão os problemas e melhore-os. O dinheiro anda curto? Seja criativa. Os filhos dão trabalho? Pense que também são fonte de alegria. Por fim, não fale que a vida é um inferno; ela só será assim se você permitir.
Lembre-se de que, sim, o céu existe e nos receberá após a vida. Espero que demore para mim e para você. Enquanto não chegamos a ele, que tal converter sua existência? Mude as atitudes e viva o amor com intensidade: o amor romântico de um casal apaixonado, o dos filhos que a reconhecem como mãe querida, o dos amigos que sentem falta de sua presença.
Viva o perdão, dando-o e recebendo-o (até para aquele parente chato do qual não quer nem ouvir o nome). Ofereça sua ajuda a quem precisa e aceite o auxílio de outros quando for necessário. Preste mais atenção ao canto dos passarinhos e passeie mais no fim do dia. Levante cedo para ver o sol nascer vermelhinho, mas também acorde tarde para dormir mais um pouco. Ria das piadas e aprenda outras para espalhar. Leve esperança para quem estiver desesperado. Reze com quem estiver aflito. Chore com quem chorar e depois enxugue as lágrimas com suas palavras.
Importantíssimo é acreditar que até o maior problema não é tão grande assim: tudo se resolve no final. Lute pela justiça e seja justa com os que convivem ao seu lado. Conte histórias para as crianças e ouça o que elas têm a lhe ensinar. Ame e se deixe ser amada. Tenha tempo para ouvir Deus e, depois, organize seus dias para fazer o que Ele lhe pede. Vamos lá! O céu está perto. Só depende de você. Comece a construí-lo agora, pois, quando chegarmos lá, ele será somente a continuidade daquilo que iniciamos aqui.
Fonte: Revista Viva!Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário