sábado, 11 de fevereiro de 2012

Embratur lança programa Voo Direto com investimento de R$ 8 milhões

A Embratur lançou esta semana, em Brasília, o programa Voo Direto que trata da nova política de incentivo aos voos fretados internacionais com recursos na ordem de R$ 8 milhões. A portaria com a assinatura do presidente da Embratur, Flávio Dino entra em vigor este mês e os estados e municípios interessados em participar tem até o dia 12 de março para apresentar suas propostas. A avaliação e aprovação por parte de um Comitê Técnico será feita até o dia 2 de abril e o início das atividades está previsto para maio deste ano. Segundo Flávio Dino, a medida visa recolocar o Brasil na rota dos voos fretados internacionais.

No documento, Flávio Dino lembra que o turismo internacional tem se mostrado em franca expansão e embora fatores conjunturais como a crise econômica tenham reduzido o fluxo turístico, a previsão da Organização Mundial do Turismo (OMT) é de que até 2020 as viagens aos exterior superem a marca de 1,5 bilhão, sejam a lazer ou a negócios. "Há um vasto potencial ainda a ser explorado por meio da diversificação da oferta e possibilidades concretas de aceleração no numero de viagens ao nosso país, daí a necessidade de fortalecer os canais de acesso com incremento significativo de voos que complementam a oferta de voos regulares", destaca.

O programa é destinado a dar apoio financeiro à promoção internacional de voos fretados por meio de projetos com critérios estabelecidos pela Embratur. Os estados e municípios interessados devem apresentar justificativas, objetivos, estratégias, recursos materiais e mão de obra, além de acompanhar a avaliação. As parcerias para voos fretados devem ser iniciativa dos estados.

Junto com a portaria, a Embratur definiu também os critérios para ações promocionais conjuntas no exterior, em parceria com estados e municípios. As ações promocionais devem, a partir de agora, ter o seguinte teor de acordo com segmentos:

Eventos - Realizados nos mercados de origem, as ações podem ser voltadas para treinamento, qualificação de agentes de viagens, rodada de negócios e eventos de público final.

Famtours - Viagens ao estado destino para agentes de viagens, para conhecer produtos e serviços, além de roteiros com possibilidade de serem oferecidos ao público final nos países de origem.

Fampresses - Viagens aos estados destinada a profissionais de mídia com o objetivo de produzir matérias jornalísticas veículadas nos países de origem dos voos.

Produção de material - Produção de material promocional de suporte à divulgação dos voos como folders, guias e brindes seguindo a padronização de material promocional emitido pela Diretoria de Marketing da Embratur.

Campanha publicitária - Campanhas veiculadas nos países de origem dos voos seguindo as normas e padrões da Diretoria de Marketing da Embratur.

Pesquisa qualitativa - Realização de pesquisas com os turistas usuários de voos para a identificação de comportamento de organização da viagem, seleção de produtos turísticos e perfil dos turistas.


Fonte: Mercado & Eventos

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