quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bispos refletiram sobre o dinamismo da Igreja

O 21º Curso para Bispos, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 100 bispos de todo o país com objetivo de contribuir para a comunhão episcopal, na linha da formação permanente, através da reflexão sobre os “50 anos após o Concílio Vaticano II – Novo Dinamismo e Novas Interrogações para a Igreja”.
O último dia do curso, 10 de fevereiro, iniciou-se com a Santa Missa, acompanhada com a oração de Laudes, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

De acordo com a programação, o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, ministrou sua terceira e última conferência no curso. À luz do decreto conciliar sobre o Ecumenismo “Unitatis redintegratio”, o conferencista discorreu sobre as “Dimensões e perspectivas do ecumenismo”.

- O pedido de Jesus “que todos sejam um” mostra, em primeiro lugar, que Ele não ordena a unidade dos discípulos nem a cobra, mas que Ele reza nesta intenção. Esta constatação tem significado fundamental para a responsabilidade ecumênica também hoje. A oração pela unidade dos cristãos é e permanece sinal e presságio de todo esforço ecumênico. Esta orientação já muito cedo teve sua expressão visível na semana da oração pela união dos cristãos que marcou o início do movimento ecumênico, disse o Cardeal.

Para expor suas ideias, o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos dividiu o ecumenismo em algumas dimensões como: espiritual, visível, trinitária, escatológica, missionária, martirológica e episcopal. Ele ressaltou ainda que o Concílio Vaticano II definiu o ecumenismo espiritual como “a alma de todo o movimento ecumênico”.

- A oração pela unidade lembra-nos ainda que também no ecumenismo nem tudo é factível, mas que nós cristãos devemos dar espaço à obra do Espírito Santo, não submetida à nossa disposição, e não ter menos confiança n’Ele do que em nossas próprias iniciativas. Ecumenismo cristão só se deixa fazer na presença do Espírito, afirmou Cardeal Koch.

Antes de encerrar o 21º Curso para Bispos, houve um momento de diálogo entre o conferencista e os participantes, que também receberam com muita alegria duas informações importantes vindas do Vaticano. A primeira, que o Papa Bento XVI havia escolhido o novo núncio apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, a segunda, que um dos conferencistas do Curso para Bispos deste ano, o arcebispo de Kinshasa, Cardeal Laurent Monsengwo Pasiny, será o pregador dos exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria Romana.

Por fim, Dom Orani agradeceu a presença e a colaboração de todos, e divulgou alguns assuntos – entre eles questões ligadas à juventude – que serão abordados no próximo Curso para Bispos previsto para o início de 2013.



Cardeal congolês pregará exercícios espirituais no Vaticano

O arcebispo de Kinshasa e importante expoente da Igreja na África, Cardeal Laurent Monsengwo Pasiny, será o pregador dos exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria Romana.

Dom Monsengwo foi um dos conferencistas do Curso para Bispos 2012 realizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro que apresentou o tema: “50 anos após o Concílio Vaticano II – Novo Dinamismo e Novas Interrogações para a Igreja”.

Dentro do curso, o arcebispo de Kinshasa abordou os temas “Revelação na história” e a “Palavra de Deus e Teologia”, à luz da Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina (Dei Verbum).

A escolha do Papa se deve ao compromisso do Cardeal com a paz e com o cenário político do seu país, a República Democrática do Congo. Foi uma voz proeminente na defesa dos direitos humanos, especialmente durante a longa ditadura de Mobutu Sese Seko.

Nos anos passados, os exercícios espirituais da Cúria Romana foram pregados por cardeais “aposentados”, como Marco Cé, Giacomo Biffi, Albert Vanhoye e Francis Arinze, e os padres Enrico dal Covolo e François-Marie Léthel.

Dom Monsengwo Pasinya, 72 anos, é um especialista de estudos da Bíblia, foi secretário especial do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, em 2008, e nomeado cardeal em novembro de 2010.

No período dos exercícios espirituais, de 26 de fevereiro até 3 de março, estão suspensas todas as atividades do Papa, inclusive a audiência geral de quarta-feira, dia 29. "A comunhão do cristão com Deus" será o tema das pregações.

Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário