quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Intenção de oração de Bento XVI para março recorda perseguidos religiosos na Ásia

"Para que o Espírito Santo conceda perseverança àqueles que, especialmente na Ásia, são discriminados e condenados à morte por causa do nome de Cristo." Esta é a intenção missionária de oração de Bento XVI para o mês de março. Sobre o testemunho dos cristãos da Ásia, a Rádio Vaticano entrevistou o Bispo indiano de Vasai, Dom Felix Anthony Machado:

Dom Machado:- Necessitamos desta solidariedade, da oração de toda a Igreja e de que o Santo Padre reze por nós quando nos encontramos nessas situações. É realmente apreciável a perseverança daqueles que seguem o caminho cristão da fé. Todavia, há algo que nos gera desprazer: o governo exercita certa discriminação contra os cristãos, que não têm, portanto, os direitos que deveriam ter, como as pessoas pertencentes a outras religiões. A Igreja é perseguida. Isso é realmente triste.

RV:- Quanto é importante o testemunho dos mártires cristãos na Índia, na Ásia?

Dom Machado:- Esta é, sem dúvida, a história da Igreja. Quando somos perseguidos, a Igreja se torna ainda mais crível. Também como reagimos é muito importante: quando a Igreja reage aderindo a Jesus Cristo e às suas palavras, a vida da Igreja floresce ainda mais.

RV:- Como os fiéis da Índia vivem o período da Quaresma?

Dom Machado:- Na Índia, este tempo é vivido sempre de modo notável. Começamos a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas e posso dizer que na paróquia onde celebrei a imposição das cinzas, havia milhares de pessoas. Há ainda o entusiasmo dos fiéis, que voluntariamente vivem este período fazendo muito sacrifícios, porque realmente querem a conversão. Isso, como Pastor da Igreja, me deixa muito feliz.


Fonte: Rádio Vaticano



JMJ-Rio2013: Delegação vaticana visita Rio de Janeiro


Nesta segunda-feira (27), a Comissão do Pontifício Conselho para os Leigos, órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chega ao Rio de Janeiro.

O Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko, viaja acompanhado pelo Padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, por Marcello Bedescci, Presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude, e pelo Padre João Wilkes Chagas. Integra o grupo o sacerdote dehoniano Anísio José.

A delegação vaticana será acolhida pelo Arcebispo do Rio e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ, Dom Orani João Tempesta. Também está presente na cidade o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Card. Raymundo Damasceno Assis. Os representantes do Pontifício Conselho permanecerão na capital fluminense por cinco dias.

De acordo com o Card. Damasceno esta é a primeira visita do Pontifício Conselho para os Leigos ao Rio de Janeiro nesta fase de preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2013.

"Essa comissão vem para tomar conhecimento dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude. Eles visitarão os locais onde haverá as grandes concentrações e acompanhar o que está sendo feito em âmbito nacional em virtude deste grande evento", afirmou o Cardeal Dom Damasceno.

Está previsto também um encontro com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito, Eduardo Paes, para um informe geral sobre os preparativos da JMJ Rio 2013.
"A organização do evento é da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas toda a Igreja no Brasil está empenhada pela realização da jornada", acrescentou Dom Damasceno.



Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário